20 de maio de 2024 10:57

Brasil

Com mais de 16 mil processos trabalhistas, Correios assinam acordo com TST para resolução ‘amigável’ dos casos e limpeza do nome da estatal; confira

Publicado em

Com mais de 16 mil processos trabalhistas, Correios assinam acordo com TST para resolução 'amigável' dos casos e limpeza do nome da estatal; confira

Os Correios e o Tribunal Superior do Trabalho (TST) assinaram, nessa quinta-feira (27), um acordo de cooperação técnica visando reduzir o número de processos trabalhistas em tramitação na justiça. A iniciativa é inédita na empresa e tem como intenção encerrar recursos em andamento referentes a ações que atualmente tramitam no TST e nas quais os Correios não têm histórico de vitória.

A estatal também estabelecerá políticas para a resolução de forma amigável e rápida dos processos trabalhistas que tramitam na instância dos Tribunais Regionais do Trabalho (TRTs) e deixará de ingressar com novos recursos no TST para essas ações.

Atualmente, existem 16 mil deles apenas no TST. A estatal, com 87 mil empregados atualmente, está entre os dez maiores litigantes da Justiça do Trabalho.

Posicionamento

O presidente dos Correios, Fabiano Silva dos Santos, afirmou que a gestão identificou que um dos grandes problemas da empresa era o gerenciamento do passivo judicial:

“Ao assumirmos a gestão dos Correios em fevereiro identificamos que um dos grandes problemas da empresa era o gerenciamento do nosso passivo judicial. Para que nosso relacionamento com o corpo funcional seja de fato harmônico já iniciamos o diálogo com as representações sindicais e iremos trabalhar para resolver os passivos trabalhistas de forma que a empresa possa se dedicar a atender a sociedade e integrar o País”,

afirmou o presidente dos Correios.

 

O objetivo do acordo é que os Correios deixem de figurar na lista dos maiores litigantes da Justiça do Trabalho, contribuindo para a desobstrução do sistema judiciário e da própria área jurídica da estatal.

O vice-presidente do TST, Aloysio Corrêa da Veiga, destacou que a celebração do acordo representa uma tentativa de mudança de paradigma da atuação da justiça no cenário nacional. Ele afirmou que o judiciário precisa demonstrar coerência e estabilidade, buscando a excelência e a satisfação das partes quando realmente há conciliação alcançada.

Os Correios são uma empresa pública responsável pela atividade postal nacional, líderes no segmento logístico e de entrega de encomendas no Brasil. Com a missão de conectar pessoas, instituições e negócios por meio de soluções acessíveis, confiáveis e competitivas, a estatal está presente em 100% dos municípios do país e possui a maior infraestrutura logística do Brasil, incluindo mais de 10 mil agências, mais de 8 mil unidades operacionais, 23 mil veículos e 87 mil empregados.

Deixe o seu Comentário

Anúncio
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Conecte-se

Deixe uma resposta

Mais Vistos da Semana