Os descontos comuns da black friday, que na edição de 2023 será no dia 24 de novembro, podem estar comprometidos devido a seca histórica que atinge os rios do Amazonas. Os transportes na região, que na sua grande maioria são realizados por via aquática, se tornaram muito difíceis ou até impossíveis para embarcações de grande porte, como resultado, podem ocorrer atrasos no transporte, além da cobrança de custos adicionais.
- Publicidades -
Segundo Rodrigo Bandeira, vice-presidente da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (Abcomm), há muitas opções de transporte que garantem o abastecimento das lojas, como o transporte terrestre pelas rodovias. Entretanto, o custo deste tipo de transporte é mais elevado e pode ser repassado para o consumidor final. Bandeira também afirma que não existe risco de desabastecimento: “Quem está no jogo certamente já tomou as providências para que não faltem produtos”.
A conhecida zona franca de Manaus é responsável pela fabricação de diversos produtos que estão entre os mais comprados na black friday: eletrodomésticos, veículos, motocicletas, TVs, celulares, bicicletas, aparelhos de ar-condicionado, computadores, entre outros produtos.
Ulysses Reis, professor de varejo da Strong Business School, explica que é muito comum nos períodos de seca, os transporte serem realizados com o auxílio de um prático, profissional especializado em navegações rasas, essa medida encarece o custo do frete, o especialista afirma que “O problema é que o preço do serviço aumentou assustadoramente. Hoje as viagens chegam a custar R$ 800 mil com o uso dessa mão de obra. Esse valor é chamado ‘taxa da seca’, neste caso. Além disso, o tempo de transporte se multiplicou por 5, ou seja, de 5 dias passou para 25”, diz.