A Secretaria de Estado da Saúde do Tocantins promoveu um evento intitulado ‘capacitação de profissionais de saúde em comunicação de más notícias e entrevista familiar’. O evento aconteceu nos dias 27 e 28 de abril de 2023, no auditório da Faculdade Norte do Paraná (UNOPAR), na região norte de Palmas.
- Publicidades -
Durante esses dois dias de treinamento, os profissionais foram instruídos sobre como se comunicar adequadamente com familiares e pacientes internados em hospitais públicos e privados. Eles aprenderam técnicas de comunicação, especialmente para notícias negativas, além de cuidados necessários para garantir que todos estejam cientes sobre o tratamento e atendimento dos pacientes.
Segundo Suziane Vilela, coordenadora da Central Estadual de Transplante do Tocantins (CETTO), a organização do curso é uma forma de fortalecer a importância da comunicação no ambiente hospitalar, visando melhorar a qualidade dos serviços oferecidos tanto na saúde pública quanto na privada.
A médica Gabriela Vicenzi ressaltou que uma boa comunicação facilita o diálogo entre os profissionais e as famílias, gerando benefícios para ambos. A médica Jéssica Orsolin acredita que a capacitação é uma oportunidade para melhorar as relações entre as equipes no ambiente hospitalar e humanizar o atendimento aos pacientes e suas famílias.
A capacitação atende a Política Nacional de Humanização (PNH) existente desde 2003, que tem como objetivo efetivar os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS) no cotidiano das práticas de atenção e gestão, qualificando a saúde pública no Brasil e incentivando trocas solidárias entre gestores, trabalhadores e usuários. A promoção da comunicação entre esses três grupos pode provocar debates que resultem em mudanças positivas na forma de cuidar e na organização do trabalho.