As salas de regulação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), em Palmas, estão recebendo cada vez mais chamadas de socorro falsas. O problema é que as ligações ocupam a linha telefônica e podem prejudicar quem realmente precisa de ajuda. Só nos seis primeiros meses deste ano já foram registrados quase 800 trotes.
- Publicidades -
Já a Polícia Militar recebe cerca de 4 mil trotes por mês pelo telefone 190. A prática é crime e pode levar multa e detenção.
O Samu de Palmas atende quase 10 municípios da região central do estado. Segundo o médico socorrista Estevam Rivelo, além de se preocupar com quem estar do outro lado da linha, os funcionários ainda precisam filtrar as informações para não mandar socorro para quem não precisa.
“Nós temos números de ambulâncias fixas para o atendimento de Palmas e de toda a nossa regional e no momento em que a gente tira uma ambulância que está sob vigilância para prestar atendimento à comunidade, e ela presta um atendimento que não existe, pode acontecer um acidente e a gente não ter essa ambulância”, disse o médico.
De acordo com os atendentes, grande parte das falsas vítimas são crianças. Segundo o órgão, a prática é crime e o culpado ou responsável deve ser responsabilizado. Veja abaixo um diálogo.
O Corpo de Bombeiros também recebe cerca de 90 ligações falsas por dia, mas no primeiro semestre deste ano só foram contabilizados 16 trotes. Isto porque os militares só consideram os casos em que as viaturas são chamadas sem que haja, de fato, alguma ocorrência.
Diálogo entre o atendente do Samu e uma falsa vítima
[Atendente] – Samu Regional Palmas!
[Falsa vítima] – É de Palmas?
[Atendente] – Qual a sua urgência?
[Falsa vítima] – Oi? Emergência minha? Um homem aqui bandido!
[Atendente] – Qual o seu nome?
[Falsa vítima] – Meu nome é… Manoela.
[Atendente] – Olha Manoela, seu telefone já está registrado aqui. Você está em Aparecida do Rio Negro. A gente vai fazer contato para conversar com o seu pai. Você está brincando com o serviço de urgência e emergência.
G1 Tocantins
Quer fazer parte do grupo do portal Sou de Palmas no WhatsApp? Chame no Zap (63) 9 9223-7820
Facebook: https://m.facebook.com/SouDePalmasNoticias/?locale2=pt_BR
Twitter: @SouDePMW
Email: [email protected]