O Governo do Tocantins preparou uma programação cultural diversificada para o fim de ano, com mais de 30 atrações artísticas e um seminário sobre economia criativa, organizados pela Secretaria da Cultura (Secult) e com o apoio das Secretarias de Governo (Segov) e Comunicação (Secom). A Feira de Negócios do Artesanato (Fenartto), inicialmente prevista para o período, foi adiada para 2025 devido ao encerramento antecipado do exercício financeiro estadual.
- Publicidades -
As atividades começam em 28 de novembro com apresentações de artistas locais e um show nacional de Zé Geraldo e banda, no palco que será montado na Praça dos Girassóis, em frente ao Palácio Araguaia.
Nos dias 29 e 30 de novembro, ocorre o 1° Seminário de Economia Criativa do Tocantins, sob o tema “Territórios Criativos: Inovação, Cultura e Sustentabilidade no Desenvolvimento Local”. O seminário busca promover a troca de conhecimentos entre empreendedores, gestores, acadêmicos e o público em geral, destacando o papel da cultura, da inovação e da sustentabilidade para o desenvolvimento do estado. Estão previstas mais de 16 horas de atividades, incluindo palestras e painéis com convidados como Lala Deheinzeli (SP), Luiz Chaffin (GO) e Alfredo Bertini (PE). O evento será realizado no auditório do Palácio Araguaia.
A programação musical continuará nos dias do seminário e também no domingo, 1° de dezembro, a partir das 17h, com apresentações de artistas como Dorivã, Everton dos Andes, Eletra, Paulinho Braga e Lucimar, além de bandas e grupos como Impacto Latino e Trio Bacana. Haverá ainda artistas de projeção nacional, como o paraense Nilson Chaves, o tocantinense Juraildes da Cruz e o pernambucano Geraldinho Lins.
A programação natalina também contará com atrações regionais organizadas pela Segov, incluindo apresentações de Sabrina Fittipaldi, Keila Lipe, Badinho e Enlace Orquestra, além de outros talentos locais. Esta será uma das maiores ações da Secult desde sua recriação em 2023, visando valorizar artistas regionais. A agenda completa será divulgada em breve.