Marinalva Ferreira Moura, produtora de peixes em Palmas, conquistou o primeiro e o segundo lugares no concurso “Olhares da Aquicultura 2024,” promovido pelo Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA). Ela foi vencedora na categoria “Mulheres na Aquicultura” durante a cerimônia realizada em Brasília, no dia 7 de novembro, com a presença do ministro André de Paula.
- Publicidades -
Dedicando-se há uma década à criação de peixes no Lago de Palmas, Marinalva trabalha com espécies locais, como tambaqui, caranha e pintado, além da exótica tilápia. Com suporte técnico oferecido pelo município, ela tem sido uma peça-chave no desenvolvimento da aquicultura na região, elevando a qualidade e o reconhecimento de sua produção.
Ao receber o prêmio, Marinalva expressou sua gratidão e orgulho: “Receber este prêmio é uma honra e um estímulo para continuarmos firmes neste trabalho,” declarou, destacando a valorização do papel feminino no setor.
Carlos Braga, secretário de Desenvolvimento Rural, comentou que o prêmio reflete o crescimento do setor de aquicultura em Palmas e a eficácia da assistência técnica oferecida aos produtores locais, fomentando a economia e a geração de emprego na região.
A escolha das fotografias premiadas ocorreu por meio de votação popular, realizada entre 12 de agosto e 12 de setembro. O prêmio foi aberto a operadores de áreas aquáticas federais, com produção anual mínima de 500 quilos de peixes, algas ou moluscos.