De acordo com um levantamento realizado pelo Núcleo Aplicado de Estudos e Pesquisas Econômico-Sociais (NAEPE), o custo da alimentação fora de casa em Palmas registrou um acréscimo de 1,31% ao final do terceiro trimestre de 2024. A pesquisa envolveu a análise de 16 itens, organizados em cinco categorias de consumo comum: comida regional, refeições, lanches, bebidas e doces.
- Publicidades -
De acordo com o economista Autenir Carvalho, diretor-geral do NAEPE, o principal impacto veio da categoria de bebidas, que registrou uma inflação de 4,44% no trimestre. Um dos itens que mais influenciou foi o suco de laranja (300 ml), que apresentou um aumento de quase 9%.
“Enquanto as refeições como o tradicional ‘PF’ e marmitex mantiveram seus preços relativamente estáveis, a comida ‘a quilo’ subiu 2,5%”, destacou Carvalho. A pesquisa também identificou que, na categoria de comida regional, itens como o chambari permaneceram estáveis. Já nos lanches, houve uma leve deflação, beneficiando consumidores com preços mais baixos em itens como pastel e misto simples.
Para obter mais informações sobre os custos de alimentação fora de casa e acessar o levantamento completo, o NAEPE disponibiliza os dados no site oficial da pesquisa: www.naepepesquisas.com