O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, decretou oficialmente três dias de luto em todo o estado pela morte do ex-senador, deputado e secretário de Estado, Totó Cavalcante. O velório do político, figura importante na criação do Estado do Tocantins, será realizado no Palácio Araguaia Governador José Wilson Siqueira Campos nesta quarta-feira (17).
- Publicidades -
“É com imenso pesar que recebemos a triste notícia do falecimento do pioneiro do nosso querido Tocantins, Totó Cavalcante. Ele foi um líder dedicado e comprometido com o desenvolvimento do Estado, deixando um legado significativo na política e na vida do nosso povo. Neste momento de dor, expresso minhas sinceras condolências à família e amigos de Totó Cavalcante,” declarou o governador Wanderlei Barbosa.
Trajetória e contribuições de Totó Cavalcante
José Antônio Totó Ayres Cavalcante, natural de Corrente, Piauí, foi advogado e professor. Iniciou sua carreira política nos anos 80 em Goiás, onde foi eleito deputado estadual por dois mandatos. Em 1994, foi eleito primeiro suplente ao Senado, chegando a assumir o mandato temporariamente.
Legado no Governo do Tocantins
Totó Cavalcante teve um papel crucial na política tocantinense e na criação do estado do Tocantins, destacando-se por sua participação em uma greve de fome junto ao deputado Siqueira Campos.
Reconhecido por sua habilidade de articulação e compromisso com causas sociais, atuou como secretário do Governo do Tocantins em 2010.