Como parte das atividades da campanha do Dezembro Vermelho, promovida pela Secretaria Municipal da Saúde (Semus), o Centro de Atenção Especializada (Caes) Dr. Ewaldo Borges de Resende implementou a testagem rápida de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) para os profissionais do Hospital Geral de Palmas (HGP). A ação ocorre das 8 às 21 horas, visando atender os trabalhadores da saúde expostos ao risco de contaminação no ambiente de trabalho.
- Publicidades -
Para a psicóloga do HGP, Vanessa Flores, a iniciativa facilita o acesso à testagem para os profissionais de saúde, incentivando a participação da equipe. “Mesmo com uma rotina extensa, é crucial buscar a testagem em uma unidade”, ressalta a psicóloga.
A nutricionista do HGP, Renata Pimentel, com 12 anos de experiência no hospital, enfatiza a importância do cuidado com os trabalhadores da saúde e como essa ação reforça a conscientização sobre sua saúde. “Precisamos cuidar de nós mesmos para cuidar dos outros; o ambiente hospitalar traz riscos; por isso, requer cuidados”, explica.
Segundo a enfermeira e responsável técnica da equipe de enfermagem do Caes, Alaides Brito, a relevância da parceria com o HGP amplia as ações do Dezembro Vermelho. “A campanha deve abranger todos os públicos, de maneira diversificada”. Ela ressalta que a estrutura das ações extramuro é completa, oferecendo aconselhamento antes e após a testagem, respeitando a privacidade dos pacientes.
Prevenção do HIV
Além da oferta de preservativos femininos e masculinos, a Secretaria Municipal da Saúde (Semus) disponibiliza aos usuários a Profilaxia Pré-Exposição ao HIV (PrEP) como uma medida vital na redução do risco de contrair a infecção por HIV para pessoas em situação de vulnerabilidade. A PrEP, administrada por meio de antirretrovirais, é conduzida no Caes, localizado na Quadra ACSU-SE 110 (1.102 Sul).
A Profilaxia Pós-Exposição de Risco (PEP) também é fornecida de forma gratuita pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em diversas situações que possam envolver risco de contágio, abrangendo desde casos de violência sexual até relações sexuais desprotegidas (sem o uso de preservativo ou em casos de rompimento) e acidentes ocupacionais, como o manuseio de instrumentos perfurocortantes ou contato direto com material biológico. Os tratamentos PrEP e PEP estão disponíveis nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs).
Envie sugestões de pauta ou denúncia para o WhatsApp do Jornal Sou de Palmas: (63) 992237820