Tocantins – Após uma autorização temporária em resposta à pandemia de Covid-19, a venda do álcool líquido 70% foi novamente proibida a partir de 30 de abril de 2024. Originalmente, a comercialização deste produto havia sido restrita em 2002 devido à sua alta inflamabilidade e aos riscos associados.
- Publicidades -
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), por meio da Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) Nº 766/2022, havia permitido temporariamente sua venda até 29 de abril de 2024 para ajudar a conter a disseminação do vírus.
Medidas de controle
A decisão de encerrar a venda do produto foi reforçada pelo Procon Tocantins, que enfatiza a necessidade de proteger a vida e a saúde dos consumidores. “Essa medida visa garantir a segurança dos consumidores, considerando os riscos de acidentes associados ao produto”, afirma Rafael Parente, superintendente do Procon Tocantins.
A partir de agora, somente profissionais da saúde poderão utilizar o álcool 70% em ambientes hospitalares. O Procon também alerta que, durante as fiscalizações, qualquer estabelecimento que for encontrado vendendo o produto será autuado.
Produtos ainda permitidos
Apesar da proibição do álcool líquido 70%, outros produtos à base de álcool etílico, como o álcool em gel, lenços impregnados e aerossóis, continuam com a venda liberada, assim como o álcool etílico líquido com graduação abaixo de 54 GL.