27 de abril de 2024 12:23

Tocantins

Veja o passo a passo de como garantir a atualização no Cadastro Único para receber o Bolsa Família no Tocantins

Publicado em

Veja o passo a passo de como garantir a atualização no Cadastro Único para receber o Bolsa Família no Tocantins
No Tocantins mais de 382 mil famílias estão inscritas no CadÚnico e cerca de 160 mil famílias recebem Bolsa Família

O Governo do Tocantins, através da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas), está atualizando informações importantes para as famílias inscritas nos programas sociais do Governo Federal. Este processo visa garantir que o Cadastro Único (CadÚnico) esteja atualizado e que o Programa Bolsa Família (PBF) seja revisado conforme necessário. No estado, um total de 51.987 famílias precisam atualizar seus dados em 2024.

Nágila Praigida, assistente social da Setas, observa que muitas dessas famílias não atualizaram seus registros nos últimos 24 meses. Ela enfatiza a importância da atualização para aquelas que estão na lista de atualização cadastral, especialmente as que esperam receber o Bolsa Família em fevereiro.

Leia Também:   DINHEIRO NA CONTA! Wanderlei Barbosa anuncia pagamento do piso da enfermagem e antecipação do salário dos servidores estaduais

Atualmente, o Cadastro Único conta com 382.330 famílias inscritas no Tocantins, sendo que 159.940 delas recebem o Bolsa Família.

Atualização Cadastral

O processo de revisão cadastral abrange as famílias com cadastros desatualizados há mais de dois anos. Já a averiguação cadastral analisa possíveis inconsistências, como renda, vínculos empregatícios e composição familiar. Algumas famílias podem estar sujeitas a ambos os processos, dependendo de sua situação.

As famílias que necessitam de atualização devem procurar o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) ou a gestão municipal do Cadastro Único. Algumas delas podem precisar que a atualização seja feita em suas residências.

Listagens

Desde 11 de janeiro de 2024, os municípios têm acesso às listas de famílias e aos dados através do Portal de Gestão do Cadastro Único, devendo seguir o cronograma de atualização estabelecido pela Instrução Normativa Conjunta Sagicad/Senarc/SNAS/MDS nº 05, de 4 de janeiro de 2024.

Leia Também:   Famílias indígenas e quilombolas no Tocantins podem ter até 100% de desconto na energia elétrica

📲 Sigas as redes sociais do Jornal Sou de Palmas no Instagram, X (Twitter) e Facebook.

🔔 Receba no WhatsApp as notícias do JSP em tempo real.

Nágila Praigida destaca a importância de manter ações contínuas de qualificação para garantir que o Cadastro Único esteja atualizado e reflita com precisão a realidade das famílias, assegurando que os mais de 30 programas sociais que dependem dele alcancem quem realmente necessita.

Deixe o seu Comentário

Anúncio


Mais Vistos da Semana