Novo informe publicado pela Secretaria Estadual de Saúde (SES), nesta segunda-feira, 3, o cenário epidemiológico da varíola dos macacos no Tocantins conta com dez pacientes, que apresentaram sintomas, confirmados com a doença causa pelo vírus Monkeypox.
- Publicidades -
O pacientes são das seguintes cidades:
- Palmas – 5
- Araguaína – 1
- Miracema do Tocantins – 2
- Nazaré – 1
- Paraíso do Tocantins – 1
Segundo o último boletim da Prefeitura de Palmas, na capital há um caso a mais contabilizado, totalizando seis. Se trata de um paciente que não é morador da cidade, mas foi diagnosticado, notificado e monitorado na capital, constando na base de dados somente do município.
Ainda conforme os novos dados do estado, há 37 casos ainda em investigação, sendo 27 em Palmas, 2 em Itapiratins e um caso nas seguintes cidades: Ananás, Aparecida do Rio Negro, Araguaína, Colinas do Tocantins, Conceição do Tocantins, Guaraí e Paraíso do Tocantins.
O primeiro caso da doença no Tocantins foi confirmado em 25 de julho de 2022. As amostras dos pacientes em investigações são encaminhadas para a Fundação Ezequiel Dias (FUNED), em Belo Horizonte (MG) e o prazo de entrega dos resultados é de até 15 dias.
Caso o morador da capital apresente sintomas característicos da varíola dos macacos, como febre, dores de cabeça e no corpo, lesões na pele ou até falta de apetite, deve procurar a uma unidade de saúde de referência ou umas das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs).
Envie sugestões de pauta ou denúncia para o Whatsapp do Jornal Sou de Palmas: (63) 992237820