O 9º Campeonato Brasileiro Escolar de Futebol Feminino 2023, realizado em Palmas, encerrou nesta terça-feira, 25, a segunda rodada da competição. As unidades escolares representantes do Tocantins, que estrearam com vitórias, estiveram novamente em campo. A equipe do Colégio Estadual Guilherme Dourado, de Araguaína, venceu o Colégio Modelo Luís E. Magalhães (BA) por 6 a 0, na Escolinha de Futebol Nilton Santos. No período da tarde, o Colégio Estadual São José, de Palmas, enfrentou o time da Escola Dona Leonor Porto (PE) e venceu pelo placar de 6 x 1, no Centro de Treinamento do Palmas.
A atleta do Colégio Estadual Guilherme Dourado, a estudante Ivanete Brupahi Xerente, reforçou que um dos objetivos do evento nacional é o passaporte para o Mundial. “Trabalhamos bastante para chegarmos ao Brasileiro, já ganhamos dois jogos, agora vamos focar e ajustar alguns detalhes em busca de conseguir o nosso objetivo que é a vaga para Marrocos”, frisou.
Segundo o professor e técnico do Colégio Estadual São José, Rodrigo Dias, o jogo desta terça-feira foi uma boa vitória contra a escola de Pernambuco. “E amanhã tem mais um jogo para a gente às 15h30, com o Mato Grosso do Sul. A gente espera mais uma vitória e nosso objetivo é chegar à série ouro”, completou.
No segundo dia de competição, foram mais 14 jogos na segunda rodada do campeonato. Nesta quarta-feira, 26, as equipes tocantinenses estarão novamente em campo para a terceira rodada. O time do Guilherme Dourado enfrenta a equipe da E. E. Rosalvo Ribeiro (AL), às 9 horas, no campo do 1º batalhão da PM, e o São José joga contra a equipe da E. E. Coronel José Alves Ribeiro (MS), às 15h30, na Escolinha de Futebol Nilton Santos.
De acordo com o superintendente de Desporto da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Thiago Costa, nesta quarta-feira as equipes do Tocantins vão jogar novamente, com times que já perderam para outras equipes. “Mas a partir de quinta-feira já serão os times que ganharam os três jogos, ou seja, os times mais fortes, como São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina”, explicou.
Esta rodada é classificatória para as quartas de final, de quinta-feira, 27, quando começam as disputas dos vencedores das séries: ouro, prata e bronze. As finais das séries serão realizadas no sábado, 29, encerrando a competição.
As disputas prosseguem até sábado, 28, com jogos na Escolinha de Futebol Nilton Santos, no 1º Batalhão da Polícia Militar, Centro de Treinamento Fla Palmas e Centro de Treinamento Palmas. A escola campeã representará o Brasil no Campeonato Mundial Escolar, a ser realizado em julho, no Marrocos.
O evento é realizado pela Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE) com apoio do Governo do Tocantins por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e da Federação Tocantinense do Desporto Escolar (FTDE).