Tocantins – A Região Turística Encantos do Jalapão tem sido um destino cobiçado por amantes do ecoturismo, natureza e aventura, especialmente em julho.
- Publicidades -
A região destaca-se pelas suas dunas, fervedouros e cachoeiras, além de suas tradições culturais mantidas pelas comunidades locais.
Aumento do fluxo de turistas
Desde o início de julho, o número de visitantes aumentou significativamente, movimentando as operadoras locais. Estas geralmente começam os roteiros por Taquaruçu, seguindo para a Lagoa do Japonês, em Pindorama, antes de chegar aos atrativos mais conhecidos do Jalapão.
O empresário Leonardo Azevedo observa um aumento expressivo na demanda de turistas, incluindo estrangeiros. “A viabilidade de acesso está melhorando, facilitando o turismo e beneficiando fornecedores de restaurantes e hotéis. O controle de visitação nas dunas também está excelente, permitindo um melhor ordenamento”, comenta.
Jalapão: destino para o ano inteiro
Em 2023, o Parque Estadual do Jalapão recebeu 53.966 visitantes, um aumento comparado aos 47.871 de 2022. Este crescimento, aliado às ações de divulgação do governo estadual, projeta um aumento ainda maior para este ano.
“O Jalapão é nosso principal cartão postal e a porta de entrada para turistas que visitam outras regiões como as Serras Gerais e a região das Serras e Lago, que inclui Palmas”, afirma o secretário de Turismo, Hercy Filho. Ele destaca os investimentos da gestão Wanderlei Barbosa para tornar o Jalapão mais acessível e preparado para receber turistas durante todo o ano.
A superintendente de Operações Turísticas e Projetos Estratégicos, Kleiryanne Aguiar, acrescenta: “Apresentamos o Jalapão nas feiras e campanhas como um destino visitável ao longo do ano, não apenas em julho e feriados. A região não sofre grandes mudanças climáticas, e muitos preferem visitar no período das chuvas”.
Principais atrativos da Região Turística Encantos do Jalapão
Ponte Alta – 187 km de Palmas
- Pedra Furada
- Cânion Sussuapara
- Morro do Sereno
Mateiros – 341 km de Palmas
- Cachoeira da Velha/Prainha do Rio Novo
- Dunas
- Serra do Espírito Santo
- Cachoeira do Formiga
- Fervedouro do Ceiça
- Fervedouro Buritizinho
- Poço Azul
- Comunidades Quilombolas: Mumbuca e Rio Novo
São Félix – 262,6 km de Palmas
- Fervedouro Bela Vista
- Fervedouro Veredas
- Fervedouro Por Enquanto
- Cachoeira das Araras
- Serra da Catedral
- Comunidade Quilombola: Povoado do Prata