No primeiro semestre deste ano, o estado do Tocantins registrou um total de 792 casos de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), de acordo com dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN). Entre as ocorrências, 395 foram de sífilis em gestantes e 173 de sífilis congênita. Além disso, foram registrados 138 casos de HIV/AIDS e 33 casos de AIDS. Outros 53 casos de hepatite também foram reportados.
- Publicidades -
A maioria desses casos é resultado de relações sexuais desprotegidas. Visando reduzir esses números preocupantes, a Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) está promovendo uma campanha de prevenção às ISTs. A gerente de doenças transmissíveis da SES, Renata Braga, destaca que esses números podem aumentar durante a temporada de praias.
“A ênfase nesses cuidados durante a temporada de praia é importante devido ao significativo aumento dessas doenças nesse período. O consumo excessivo de álcool, o uso de drogas e as festas tornam a população mais vulnerável”, ressalta a gerente.
Além da distribuição de preservativos masculinos e femininos, a Secretaria também disponibiliza a Profilaxia Pré-Exposição ao HIV (PreP), um novo método de prevenção da infecção pelo vírus. Além disso, testes rápidos para detecção de ISTs estão disponíveis em todos os municípios do estado.
Exposição e testagem
Indivíduos que acreditam ter tido algum tipo de exposição a ISTs devem realizar testes rápidos de HIV/AIDS, hepatites virais B, C e sífilis nas Unidades Básicas de Saúde. Esses testes são essenciais para identificar a infecção e iniciar o tratamento o mais cedo possível, se necessário.
Envie sugestões de pauta ou denúncia para o Whatsapp do Jornal Sou de Palmas: (63) 992237820