Um levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) informou que o Tocantins finalizou o ano de 2020 com a taxa de desemprego média em 11,6%, valor que está abaixo abaixo da média nacional, que foi de 13,5%. Principal fator para o aumento dessa taxa foi a pandemia do novo coronavírus, que trouxe inúmeros impactos negativos ao país.
- Publicidades -
No cenário nacional o Tocantins não está nem entre os melhores e nem entre os piores desempenhos. A maior taxa de desemprego é a da Bahia, com 19,8% e a menor a de Santa Catarina, com 6,1%.
O IBGE também divulgou a taxa de ocupação nos estados. Em 2020, a media do Tocantins é de 49,4% da população ocupada, número idêntico a média nacional. Isso significa dizer que menos da metade da população tocantinense em idade de trabalhar estava ocupada no período analisado.
Também neste indicador, o Tocantins está longe dos extremos. O pior resultado é o de Alagoas, com 35,9% de ocupação e o melhor é o de Mato Grosso, com 58,7%.
De acordo com o IBGE, a população ocupada em todo país foi reduzida em cerca de 7,3 milhões de pessoas na comparação com 2019. São Paulo foi o estado com o maior contingente de trabalhadores perdidos – quase 2 milhões (1.994 milhão) em um ano.
Entre os trabalhadores do Tocantins, 28,8% trabalham por conta própria e 58,4% têm carteira assinada. A taxa de informalidade no estado é de 45,2%.