Durante coletiva de imprensa realizada nesta quinta-feira (31), no Centro Integrado de Comando e Controle do Estado (CICCE), em Palmas, o Governo do Tocantins anunciou o início da Operação Shamar 2025, que será realizada durante todo o mês de agosto em alusão ao Agosto Lilás — campanha nacional de enfrentamento à violência contra a mulher. A ação é coordenada nacionalmente pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública e, no Tocantins, envolve a atuação integrada das forças de segurança, especialmente das polícias Civil e Militar.
O objetivo é intensificar o combate aos casos de violência doméstica e familiar, com medidas que vão desde o cumprimento de mandados de prisão até ações educativas e preventivas em escolas, comunidades e espaços públicos.
Atendimento especializado e ações integradas
A delegada Fernanda de Siqueira Correia, titular da 1ª Delegacia Especializada em Atendimento à Mulher (DEAM) de Palmas, explicou que a operação fortalece os atendimentos já realizados pelas unidades especializadas. “São ações educativas, investigativas e um atendimento mais qualificado às vítimas. Há também uma concentração de esforços para concluir inquéritos, cumprir mandados e ampliar medidas protetivas”, explicou.
Segundo a major Flávia Roberta, coordenadora estadual da Patrulha Maria da Penha da PM, a operação tem papel importante na interiorização do atendimento. “No interior, a estrutura é limitada, e a Shamar permite levar proteção e orientação diretamente a esses municípios, garantindo um atendimento próximo e humanizado”, destacou.
Aplicativo Salve Mulher reforça canais de denúncia
Além das ações presenciais, o Governo do Tocantins reforçou o uso do aplicativo Salve Mulher, que permite denúncias anônimas, solicitação de medidas protetivas de urgência e acesso a informações sobre os diferentes tipos de violência. Desenvolvido pela Secretaria de Segurança Pública (SSP), o aplicativo está disponível gratuitamente para sistema Android e é exclusivo no Brasil em sua funcionalidade.
A diretora de Ações de Enfrentamento à Violência contra a Mulher da Secretaria da Mulher, Áurea Matos, destaca que a ferramenta tem sido fundamental para agilizar o atendimento e proteger as vítimas.
Educação e conscientização em foco
Durante todo o mês de agosto, o Sistema Integrado de Operações (SIOP) promoverá palestras e campanhas educativas, com o objetivo de informar a população sobre os direitos das mulheres e os canais de denúncia. Segundo o diretor do SIOP, delegado Anderson Casé, a informação é peça-chave no enfrentamento à violência. “Ao conscientizar, conseguimos romper o ciclo da violência e fortalecer a rede de proteção”, disse.
Suporte 24 horas
A Central de Atendimento à Mulher (disque 180) segue como canal oficial de denúncia, funcionando 24 horas por dia, todos os dias da semana, com atendimento gratuito e sigiloso.
Compromisso com a proteção
O secretário de Estado da Segurança Pública, Bruno Azevedo, reforçou que a integração entre os órgãos de segurança é essencial para ampliar a capacidade de resposta. “A atuação conjunta fortalece nossas ações e leva mais segurança para as vítimas. Nosso objetivo é proteger e garantir direitos com agilidade e efetividade”, afirmou.
Tem algo para contar? Sua história pode virar notícia! Fale com a nossa redação pelo WhatsApp (63) 9 9274-5503 ou envie um e-mail para [email protected]