- Publicidades -
Um grupo formado por 20 técnicos do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins) participou, entre os dias 26 e 28 de outubro, em Palmas, de mais um módulo de capacitação e treinamento coletivo sobre Irrigação de Pastagem e individual na modalidade Balde Cheio. A ação faz parte das atividades do Plano de Agricultura de Baixa Emissão de Carbono (ABC), para pecuária leiteira, por meio de convênio firmado entre o órgão de extensão rural, Embrapa e Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).
A condução do treinamento foi do médico-veterinário, Clodovel Nicola Colombo Júnior, responsável pelo projeto Balde Cheio, que visa intensificar a produção de leite com adoção de novas tecnologias, levando conhecimento tanto para os técnicos quanto aos produtores rurais.
“A temática desse módulo de capacitação foi de fundamental importância devido as potencialidades que o Tocantins tem para a produção de pastagem irrigada. Durante a atividade mostramos como esse potencial pode ser elevado ao máximo quando se trabalha com essa ferramenta, já que o Estado tem altas temperaturas, e isso propicia o bom desenvolvimento da pastagem, com redução nos custos da produção, um dos focos do projeto ABC Leite e Balde Cheio” observou.
Colombo Júnior salienta ainda que outro grande objetivo é elevar a produção de leite em pequenas áreas, além de tornar a atividade viável afim de fixar o homem no campo. “Porque esse método viabiliza qualquer propriedade rural, e por outro lado tem a questão do impacto ambiental, pois a partir do momento que consigo produção em pequenas áreas, consigo fazer o passivo ambiental com tranquilidade nessas propriedades, e isso a torna muito mais sustentável ecologicamente, como também economicamente. Esse é o principal viés do nosso trabalho, tornar a atividade economicamente viável, para que os produtores não abandonem a atividade. Atualmente o setor sofre uma pressão muito grande devido ao aumento dos custos de produção de leite, causados pela alta dos insumos, que a gente vem presenciando no Brasil todo, e com essas capacitações, de produtores e técnicos, a gente mostra quais são as potencialidades que podemos desenvolver aqui no Estado”, frisou.
Para o extensionista do Ruraltins, Luciano Domingos, do escritório local de Brejinho de Nazaré, o curso foi de suma importância. “É a oportunidade que temos de aprimorar nossos conhecimentos em torno dessa ferramenta, e ajudar mais o nosso produtor rural na parte de irrigação de pastagem”, disse.
Simone Carvalho Silva, extensionista em Paranã, ressalta que os conhecimentos adquiridos proporcionam resultados significativos nas propriedades rurais e mudança de comportamento entre os produtores atendidos. “Essa mudança vem acontecendo gradativamente, onde o produtor percebe que com o manejo adequado da pastagem, na hora certa, ele consegue avançar na atividade. A metodologia que aprendemos e aplicamos nas propriedades possibilita um gerenciamento melhor, gastando menos e produzindo mais em uma menor área”, avalia.
A coordenadora do Plano ABC, no Ruraltins, Marla Guedes, afirma que a proposta é levar a difusão das tecnologias sustentáveis do Plano ABC a todas as regiões do Estado.
“O foco do Plano ABC é aplicar o que se aprende em campo. Estamos atualmente com 14 Unidades de Referência Tecnológica (URTs) implantadas, e quando os técnicos se capacitam conseguem desenvolver suas atividades e multiplicar esse conhecimento, não só na URT, mas em outras propriedades rurais do Estado. As práticas que são desenvolvidas têm como metas melhorar a produtividade, a questão ambiental e estrutural, e isso traz consequência também na parte financeira. E consequentemente ao melhorar a vida do produtor, temos a percepção de que a atividade está alcançando um bom resultado. Isso otimiza o trabalho na propriedade e o produtor consegue atingir os objetivos que tanto procura”, observou
Dando sequência a capacitação os participantes também visitarão unidades onde estão sendo conduzidos trabalhos do ABC Leite para observar de perto o funcionamento da irrigação de pastagem.