Até as 13h30 desta segunda-feira (1), 14 pessoas estavam na fila por uma vaga de UTI. Segundo a Secretaria Estadual de Saúde (SES), os números são “absolutamente momentâneos” e podem ser alterados a qualquer instante “mediante altas hospitalares ou eventuais óbitos”.
- Publicidades -
Segundo a SES, as solicitações de internações são de alguns municípios, das UPAs de Palmas e de unidades hospitalares administradas pelo estado. A secretaria não especificou em quais cidades estão os pacientes.
Apesar destas pessoas estarem na fila de espera por vagas de UTI, o portal Integra Saúde mostra que supostamente existem leitos vagos na rede estadual.
Em Palmas, por exemplo, aparecem dois leitos disponíveis no Hospital Geral de Palmas e mais um no Hospital Santa Thereza. Também existiriam vagas em hospitais regionais de Gurupi (3), Araguaína (3), Augustinópolis (4), além de três no Hospital Dom Orione, em Araguaína.
A Secretaria de Estado da Saúde foi questionada sobre as medidas que estão sendo adotadas diante do alto índice de ocupação dos leitos e informou que “está viabilizando a contratação de novos leitos de UTI na rede particular, como também agilizando os trâmites finais para abertura dos leitos no HGP e no HRG, como já noticiado anteriormente”. Porém, não deu um prazo de quando isso deve acontecer.