As instalações do sistema de alerta da Usina Hidrelétrica de Lajeado, região central do Tocantins, que iniciou em agosto deste ano, foi concluída. O sistema conta com 10 torres de alerta sonoro, distribuídas por 10 quilômetros abaixo da Usina, no sentido da correnteza do rio. Em caso de risco, as sirenes irão emitir um som com intensidade de 70 decibéis.
- Publicidades -
Com o início do processo de instalação em agosto, os primeiros testes já foram realizados ainda em setembro. A empresa que administra a UHE, a Investco, disse que o investimento no local foi de R$ 2,5 milhões.
A administradora da Usina informou que a Defesa Civil do Tocantins e representantes das prefeituras da área estiveram no local durante a instalação.
Segundo a empresa, o sistema vai promover mais tranquilidade e segurança à comunidade local, evitando a propagação de fake news envolvendo rompimento da barragem. Em 2019, por exemplo, um boato se espalhou em Tocantínia e os moradores evacuaram a cidade no meio da noite.
Agora devem ser identificados e marcados pontos de encontro e rotas de fuga. Depois disso a Defesa Civil tanto do Estado quanto dos municípios vão programar simulações de evacuação com base nos planos de contingências municipais.
Como funciona
As sirenes são capazes de operar nas condições ambientais mais adversas, segundo a empresa.
Os equipamentos podem ser acionados no local ou remotamente, por meio da sala de comando da Usina ou do Centro de Operações da Geração de sua controladora, em São Paulo. O sistema funciona por sinal de rádio e satélite. Também estará integrado com a Defesa Civil, possibilitando o envio de informações em tempo real.