28 de maio de 2024 23:55

Tocantins

Saiba como obter a nova carteira de identidade em Palmas e outras cidades do Tocantins

Publicado em

Saiba como obter a nova carteira de identidade em Palmas e outras cidades do Tocantins
Cidadãos têm até 2032 para fazer a troca do RG - Foto: Divulgação

Tocantins – A Secretaria da Segurança Pública, através do Instituto de Identificação, informa que não há necessidade de urgência para a confecção da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN). Os cidadãos têm até 2032 para fazer a troca do RG pelo novo documento, permitindo que todos tenham tempo suficiente para realizar a mudança sem pressa.

Os prazos de renovação são estabelecidos conforme a faixa etária: para pessoas de 0 a 12 anos incompletos, a validade é de 5 anos; para aquelas de 12 a 60 anos incompletos, a validade é de 10 anos; e acima de 60 anos, a validade é indeterminada.

Segundo a diretora do Instituto de Identificação, Elaine da Silva Monteiro Tonon, “não há necessidade de urgência para a troca do documento. Se as pessoas procurarem o serviço ao mesmo tempo, não conseguiremos atender com a agilidade e eficiência esperadas. Todos terão a oportunidade de obter o novo documento, isso é garantido”.

Procedimentos para emissão da CIN

Para obter a nova Carteira de Identidade Nacional em Palmas, é necessário agendar pelo site da SSP/TO (https://iito.ssp.to.gov.br/servicos).

Novas vagas são disponibilizadas todas as sextas-feiras, a partir das 14 horas. Nas demais cidades do Estado, o interessado pode se dirigir pessoalmente aos núcleos de identificação com certidão de nascimento ou casamento e o comprovante de inscrição no CPF (originais e cópias).

Inovações da nova CIN

A nova Carteira de Identidade Nacional é um documento confiável, seguro e digital, com um número único nacional, o CPF. Ela inclui tecnologias e elementos de segurança que garantem a identificação em conformidade com padrões internacionais.

Entre as inovações estão o QR Code, que facilita a checagem pela Segurança Pública e por unidades de atendimento público e privado, e a Machine Readable Zone (MRZ), que possibilita a utilização como documento de viagem, conforme acordos internacionais. A nova CIN também está disponível no aplicativo GOV.BR.

Deixe o seu Comentário

Anúncio

Mais Vistos da Semana