- Publicidades -
Com o objetivo de fortalecer e legalizar a cadeia produtiva da avicultura, o Governo do Tocantins, por meio do Ruraltins, a Emater do Tocantins, em parceria com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) promoveu nesta quarta-feira,27, de outubro, um Dia de Campo de Avicultura, na Chácara Senhor do Bonfim, localizada no município de Porto Nacional.
A propriedade de 4,8 hectares é do agricultor Isaias da Silva Guimarães, onde funciona um abatedouro de aves com capacidade de abater 300 frangos por dia. O empreendimento dá sustentabilidade a família, gera emprego e renda, bem como auxilia outros produtores no abate das aves.
Durante o encontro os participantes trataram temas relevantes sobre a cadeia produtiva de aves caipira como linhagens de aves caipiras de corte e postura; manejo e sanidade das aves caipiras; alimentação, nutrição e custo de produção das aves caipiras; boas práticas de abate das aves caipiras e criar frangos caipira hoje, dá lucro? O ciclo de palestras teve a participação do Representante Comercial da Globo Aves, Rui Mauricio Alves, dos extensionistas do Ruraltins, Alexandro Portugal e Hélio de Souza, da médica-veterinária da Secretaria de Produção de Porto Nacional, Candice Colombo dos Santos, do Supervisor Regional do Ruraltins de Porto Nacional, Willians Silva Luz e do avicultor Isaias Guimarães. O diretor de Assistência Técnica e Extensão Rural, Marco Aurélio Vaz, também esteve presente nessa ação destacando o importante papel da extensão rural em promover o crescimento da cadeia em todo Estado.
Avicultura
A avicultura é uma atividade rentável e o Ruraltins, por meio dos escritórios locais, acompanha o pequeno produtor com assistência técnica e transferência de tecnologias para obter os melhores resultados na atividade. Os objetivos são alcançar melhor produtividade e atender, com qualidade, o mercado consumidor.
A atividade, dedicada à criação de aves para produção de alimentos, em especial carne e ovos, é bastante praticada tanto em grande escala, quanto em pequenas propriedades rurais.
No Tocantins, de acordo com o último Censo do IBGE, o rebanho é de mais de 7 milhões de cabeças, em 48.549 propriedades rurais. Já os dez maiores produtores são: Palmeiras do Tocantins, Aguiarnópolis, Porto Nacional, Araguaína, Luzinópolis, Pugmil, Miracema, Paraíso do Tocantins e Cachoeirinha.
O Censo aponta ainda que a produção de ovos soma mais de 22 milhões de dúzias, em 34.956 propriedades tocantinenses.
Oportunidade
O Dia de Campo faz parte das atividades do Convênio Oportunidade nº 839847/2016, firmado entre Governo do Tocantins e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), por meio do Ruraltins.