Nesta quinta-feira, dia 13 de abril, o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) e a Fundação de Apoio Científico e Tecnológico do Tocantins (Fapto) estão recebendo representantes da ONG WWF-Brasil para discutir estratégias de prevenção e combate aos incêndios florestais no Jalapão. A reunião está programada para acontecer às 9h, na sede do Naturatins.
- Publicidades -
O objetivo principal do encontro é abordar medidas que possam contribuir para a preservação ambiental do Tocantins e alinhar práticas de uso controlado dos recursos naturais. Essa iniciativa faz parte da política de preservação e conservação da biodiversidade do estado e visa encontrar soluções que possam minimizar os impactos negativos dos incêndios florestais. O diretor do Naturatins, Warley Rodrigues, ressaltou a importância dessa busca por estratégias que estejam em consonância com a proteção do meio ambiente.
No sábado (15), será realizada uma reunião comunitária de planejamento da política de Manejo Integrado do Fogo (MIF). A atividade está programada para acontecer pela manhã e as comunidades Galheiros e Carrapato estarão presentes. O MIF é uma iniciativa que visa equilibrar os riscos de incêndios florestais prejudiciais com os benefícios ecológicos e econômicos que o fogo pode fornecer em um determinado contexto.
No domingo, dia 16 de abril, será realizada uma atividade de campo, que consistirá em uma visita à área manejada e na realização de queima prescrita. A queima prescrita será definida de acordo com as condições climáticas do dia e considerando a ecologia do local. A comunidade será convidada a participar dessa atividade de campo, que tem como objetivo demonstrar na prática os benefícios ecológicos do manejo integrado do fogo.