Mesmo com o período de sazonalidade em que as doenças respiratórias acometem grande parte da população, o Estado do Tocantins apresenta queda nos números de casos da COVID-19. Dados epidemiológicos, da Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) apontam que nos 14 primeiros dias de 2024, foram contabilizados 496 casos confirmados da doença, enquanto que no mesmo período de 2023, foram registrados 1.317. Uma redução de 62%. No total geral, comparados os dois últimos anos, a incidência diminuiu em 92%, saindo de 124.842 casos em 2022 e 9.275 em 2023.
Além da redução de casos, o Estado também apresenta queda na incidência de óbitos. Foram dois no início de 2023 e nenhum em 2024. “Quando comparamos os dados do mês de dezembro dos anos de 2022 e 2023 essa redução é mais evidente, pois em 2023 houve 268 casos confirmados representando uma redução de 98,1% em comparação com o mesmo período de 2022, onde foram registrados 14.356 casos. Quanto aos óbitos, houve apenas um em 2023, uma redução de 92,9% em comparação com os 14 óbitos no mesmo período de 2022”, afirmou o estatístico do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS-TO), Ricardo da Costa Lima.
O estatístico pontuou que, “apesar da queda, deve-se manter o alerta e cuidados, já que nos primeiros dias de janeiro, tivemos 496 casos, registro superior a todo o mês de dezembro de 2023, que contabilizou 268”.
Coleta de dados
A Sala de Situação de Saúde/SES-TO realiza a extração dos dados de COVID-19 do Tocantins semanalmente, tais informações são notificadas pelos 139 municípios no sistema e-ESUS Notifica, do Ministério da Saúde (MS), exceto Palmas, que utiliza o sistema próprio , o NotificaSUS. Os dados são compilados e disponibilizados no site do Centro de Informações e Decisões Estratégicas em Saúde (Integra Saúde Tocantins), em painéis internos que a Gerência de Imunização e Área Técnica de Covid-19 utilizam para extrair as estatísticas visando realizar as ações de vigilância e vacinação.
Os dados da Covid-19 e outros dados epidemiológicos podem ser acessados pela população em geral, no site do Integra Saúde Tocantins, por meio do seguinte link: http://integra.saude.to.gov.br/covid19/InformacoesEpidemiologicas.
Imunização
A vacinação é altamente eficaz na prevenção de casos graves, hospitalizações e mortes ocasionadas pela COVID-19. A gerente de Imunização da SES-TO, Diandra Sena, afirma que, “as medidas de prevenção e controle contra a COVID-19, continuam sendo divulgadas para as Secretarias Municipais de Saúde, população em geral e profissionais de saúde. Por mais que nós não estejamos mais em um cenário pandêmico, o vírus continua circulando no país e no nosso Estado, então a vacinação precisa continuar, para que a gente consiga manter a nossa população livre da doença”.
A gerente ressaltou que, “no ano de 2023, mais de 181.980 doses foram aplicadas na nossa população, isso leva em consideração não só primeiras doses, mais segundas doses e também doses de reforço. Nós orientamos que a população procure a unidade de saúde mais próxima, e continue se protegendo contra a COVID-19. A vacina é gratuita e liberada para toda a população, acima de seis meses de idade”.
Testagem
Em todo o Estado, a população tem, à disposição, testes rápidos de antígeno (TR-Ag) e os kits de RT-qPCR, os quais são seguros e são necessários para as ações de controle e combate à doença.
Envie sugestões de pauta ou denúncia para o WhatsApp do Jornal Sou de Palmas: (63) 992237820