Tocantins – As salas de cinema do Tocantins deverão realizar, pelo menos uma vez por mês, sessões adaptadas para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). É o que determina a Lei n° 4.516, sancionada pelo governo estadual e divulgada no Diário Oficial dessa quinta-feira (26), com o objetivo de promover acessibilidade e inclusão.
As sessões especiais terão luzes levemente acesas e volume do som reduzido, criando um ambiente mais confortável para aqueles com hipersensibilidade sensorial. Além disso, os espectadores, assim como seus familiares, terão liberdade para entrar e sair da sala sem restrições. As salas que transmitirem essas sessões serão sinalizadas com o símbolo mundial do Espectro Autista.
A nova legislação também sugere que as empresas proporcionem treinamento aos seus funcionários, assegurando um atendimento adequado. Elas também são incentivadas a colaborar com organizações que representam os interesses do público autista, visando garantir a adequação das exibições. As operadoras de cinema terão um prazo de 180 dias para se adaptar às novas regras.
O psicólogo e pesquisador Éder Eddine explica como a lei valoriza as pessoas com TEA. “Essa legislação promove a inclusão social e cultural, permitindo que as crianças neurodiversas encontrem um ambiente adequado às suas necessidades. É fundamental que as empresas implementem essas mudanças com cuidado e afeto, garantindo um atendimento qualificado e um ambiente acolhedor”, afirmou.