Profissionais de enfermagem, inconformados com a realidade do atual cenário na área, decidiram juntos, buscar um outro caminho, que levasse a classe ao encontro de uma nova era: Ousada, consciente, instruída, empoderada, corporativista e politizada. E assim, foi criado no Tocantins, O Grupo ➕RespeiTO, que tem à frente as mesmas pessoas que sempre estiveram em reivindicações e atos classistas no Estado.
- Publicidades -
Nesta semana, o grupo iniciou uma ação chamada ”Pé na Estrada”, onde estarão na estrada percorrendo o Estado do Tocantins para ouvir a voz da Enfermagem tocantinense.
De acordo com eles, o projeto estará protagonizando um novo tempo, trocando experiências, discutindo assuntos que faz parte do dia a dia, compartilhando resultados e propondo soluções. Valorizando, fortalecendo e politizando os enfermeiros do Tocantins.
O Portal Sou de Palmas, conversou com a enfermeira Sol, que é uma das idealizadoras do projeto, que explicou como funciona o Pé na Estrada:
”A gente quer colocar a enfermagem também como protagonista na política do Tocantins. Uma nova fase do nosso grupo ➕RespeiTO é ir até os profissionais levando e trocando conhecimento fazendo esse intercâmbio de conhecimento e experiências, buscando ver nos municípios seja ele o menor município do Tocantins que for”.
Sol também falou sobre o percurso nas estradas do Tocantins: ”Na rota que fazemos, os líderes da enfermagem, os colegas que estão no percurso, podem estar com a gente, pode se juntar ao grupo e formar uma caravana que tem a ideia de trazer esse pertencimento a esse movimento que tem como objetivo a politização da categoria através do engajamento da autonomia pelo conhecimento, buscando em todos os municípios que a enfermagem seja necessária bastante aguerrida lutando pelas nossas pautas”.
De acordo com a enfermeira, as rotas são feitas também a partir do pedido dos profissionais e que o projeto já tem cinco proposta de rotas para o Norte, Sudeste e Sul, vindas de solicitações de colegas da profissão.
O povoado Barra da Aroeira, que fica em Santa Tereza do Tocantins, foi o primeiro município a ser visitado pelo projeto. O Pé na Estrada, conta com a participação e apoio do técnico em enfermagem, Neto Neves, e das enfermeiras: Valeria Queiroz, Laís Souto e Sol.