Mais um caso de varíola dos macacos foi confirmado pela Secretaria Estadual de Saúde (SES). Dessa vez, um paciente de Paraíso do Tocantins testou positivo para o vírus Monkeypox. Conforme a Saúde Estadual, se trata de um homem com histórico de viagem para Goiânia (GO). O dado está no boletim epidemiológico da doença divulgado nesta segunda-feira (29).
- Publicidades -
Este é o segundo caso registrado no Tocantins. O primeiro é de um paciente de Nazaré, que foi confirmado com a varíola dos macacos em 25 de julho deste ano.
A pasta informou também que o paciente já recebeu alta após passar pelo período de isolamento. Paraíso registrou apenas esse da doença até a data.
LEIA MAIS
Varíola dos macacos: veja lista de sintomas e como se proteger
Anvisa aprova liberação de vacina e medicamento contra varíola dos macacos
Paciente diagnosticado com varíola dos macacos no Tocantins recebeu alta após completar isolamento
Tocantins registra primeiro caso de varíola dos macacos
Em levantamento do do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (CIEVS-TO) feito até sábado (27) o estado tem 40 casos suspeitos da doença em nove municípios.
Confira:
Palmas: 28
Araguaína: 1
Miracema: 3
Porto Nacional: 2
Ananás: 2
Aparecida do Rio Negro: 1
Itapiratins: 1
Paraíso do TO: 1
Tocantinópolis: 1
O número reduziu em comparação com a semana passada, quando tinham 45 casos suspeitos. Palmas continua com mais pacientes em investigação, com 28 suspeitas da varíola.
Entre os sintomas da doença, causada pelo vírus Monkeypox, estão as lesões na pele. Alguns municípios divulgaram os planos de contingência para conter e tratar dos pacientes, mas a orientação geral é procurar uma unidade de saúde mais próxima para atendimento.
As amostras são analisadas na Fundação Ezequiel Dias (FUNED), em Belo Horizonte (MG) e o prazo de entrega dos resultados é de até 15 dias.
Envie sugestões de pauta ou denúncia para o Whatsapp do Jornal Sou de Palmas: (63) 992237820