7 de maio de 2024 12:23

Tocantins

Para evitar transmissão de possível variante de coronavírus, pacientes do Amazonas serão tratados separadamente na enfermaria

Publicados

sobre

Para evitar transmissão de possível variante de coronavírus, pacientes do Amazonas serão tratados separadamente na enfermaria

Os pacientes do Amazonas que chegaram em Palmas na noite deste domingo (31) foram separados na enfermaria dos outros internados no Hospital Estadual de Combate à Covid-19. Segundo o Edgar Tollini, secretário de saúde do Tocantins, o tratamento dos amazonenses será feito por equipe separadas. O objetivo é diminuir o risco de transmissão de uma possível variantes do coronavírus.

“Não vai haver mistura de enfermaria. Uma enfermaria está separada para os pacientes de Manaus, do Amazonas. Todos eles estão sendo monitorados e separados dos demais pacientes […] Até a equipe, a gente separou uma equipe para cuidar desses pacientes sem deixar de dar atenção aos que estão internados”, explicou o secretário.

O Tocantins recebeu 17 pacientes transferidos do Amazonas. Segundo a Secretaria de Estado da Saúde (SES), todos apresentavam sintomas leves ou moderados e foram internados em leitos clínicos.

“Colhemos material de todos os que chegaram para fazer o sequenciamento genético para ver se existe ou não cepa nova. Não se pode afirmar enquanto não houver o sequenciamento e isso não é feito aqui”, disse.

O secretário afirmou que não há motivo para preocupação, pois os pacientes estão isolados em ambiente hospitalar e todos os protocolos de prevenção estão sendo seguidos pelos profissionais da saúde.

“Então nós estamos absolutamente seguros e resguardados com todos os cuidados para que cuidemos desses pacientes isoladamente dos outros pacientes que estão internados, que não são só do Tocantins. Nós temos pacientes de outros estados que dão entrada pelas portas do SUS”, comentou.

 

Tolini afirmou ainda que foi informado nesta segunda-feira (1º) de que já existiam pacientes do Amazonas sendo tratados em hospitais particulares de Palmas. “Hoje fiquei sabendo que existem pacientes de hospitais privados que vieram transferidos de Manaus e que estão tratados em hospitais privados, mas espero que tenham tomado todos esses cuidados e que tanto a equipe quanto os pacientes estejam transferidos dos demais.”

O secretário também comentou a eficácia das vacinas disponíveis contra novas cepas do coronavírus. “A vacina, até agora, ela já comprovadamente se mostrou eficaz para essas novas cepas. Isso também é uma coisa que a gente fica tranquilo. Todas as vacinas, tanto a CoronaVac quanto a vacina Oxford/Astrazeneca estão com capacidade de proteger contra cepa nova, pelo menos é o que o Ministério tem nos falado”.

Deixe o seu Comentário

Anúncio


Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Conecte-se

Deixe uma resposta

Mais Vistos da Semana