Após um comunicado do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento alertar para a possibilidade de desabastecimento das vacinas, a Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) informou que o calendário de vacinação contra a febre aftosa para 2022 foi alterado no Tocantins.
- Publicidades -
A orientação foi para que o calendário fosse invertido.
A primeira etapa da vacinação está mantida para o mês de maio, mas ela será destinada apenas aos bovídeos com até 24 meses de idade. Já em novembro, haverá a liberação para a vacinação de todos os animais, independente da faixa etária.
Nos anos anteriores a campanha iniciava com o rebanho geral e em novembro era destinada especificamente aos bovídeos mais jovens. O objetivo desta mudança é garantir que o estoque seja suficiente para todos os produtores neste primeiro momento até a demanda por vacinas ser equacionada.
O Tocantins conta com mais de 10 milhões de animais que precisam receber os imunizantes. A campanha deste ano é particularmente importante porque pode ser a última no estado. A retirada da obrigatoriedade da vacinação está prevista para 2023, após ser adiada duas vezes.
Segundo a Adapec a medida pode garantir a oferta de vacinas, já que o número de animais com até 24 meses é praticamente 50% de todo o rebanho. Na última etapa da campanha anterior foi necessário ampliar o calendário no Tocantins por falta de vacinas em alguns municípios.
Quanto à movimentação do rebanho durante as etapas de vacinação, não há mudanças, ou seja, propriedades que estão em dia com a etapa de vacinação em curso poderão movimentar normalmente seus animais.