Os cartórios do Tocantins mudaram a forma de atendimento para evitar aglomeração de pessoas e a disseminação do novo coronavírus. Agora vários procedimentos são feitos pela internet. Os atendimentos presenciais só serão realizados com horário marcado. A mudança vale, por tempo indeterminado, para as 178 unidades em todas as regiões do estado.
- Publicidades -
Na porta de um cartório em Palmas está o aviso: retire a senha, evite aglomeração. Os moradores higienizam as mãos com álcool em gel e são atendidos no espaço que não fica mais cheio, já que só é permitida a entrada de até três pessoas por vez.
O presidente da associação do setor disse que a maior parte dos atendimentos está sendo feito através de emails e aplicativo. Para garantir os serviços, vários funcionários trabalham de casa.
“Os cartórios estão fechados, mas estão em funcionamento. Se você chegar lá vai ter o contato do cartório e o endereço eletrônico. Você poderá obter todos os serviços do cartório. Continue fazendo seus serviços”, explicou Valdiran Cassimiro.
Serviços como certidões de óbito ou de nascimento estão sendo feitos normalmente de forma presencial em todas as unidades. A atendente de telemarketing Mileide Marques aprovou a mudança. “Melhor assim. Justamente para evitar aglomeração de pessoas, sendo bem atendida na recepção e mantendo a distância também”, disse.
Já Marineide Antunes, que trabalha como vendedora ambulante na frente de um cartório da capital, sentiu o impacto da mudança. “Antes do coronavírus, eu vendia 60 cocos. Hoje eu vendi sete”, lamentou.
Com informações do G1 Tocantins.