Tocantins – O Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) iniciou nesta sexta-feira, 7, a Operação Guardiões do Lago, que visa implementar uma fiscalização contínua no Lago de Palmas. O lançamento oficial ocorreu às 8h na base do Naturatins, localizada na Praia da Graciosa.
- Publicidades -
Fiscalização e educação ambiental
De acordo com Cândido José dos Santos Neto, gerente de Fiscalização Ambiental, a operação será conduzida em duas frentes: fiscalização aquática e terrestre. Além disso, serão realizadas ações de educação ambiental para proteger o lago. A operação conta com o apoio de diversas instituições parceiras, como o Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA), a Marinha do Brasil, a Agência de Regulação de Porto Nacional, entre outras.
Renovação da portaria conjunta
Ainda nesta sexta-feira, será assinada a renovação da portaria conjunta com a Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) e a Secretaria de Turismo (Setur), que proíbe a pesca profissional em todo o Reservatório da Usina Hidrelétrica Luiz Eduardo Magalhães e no Reservatório da Usina Hidrelétrica Estreito por um período de 12 meses.
A proibição não se aplica à pesca artesanal de subsistência, à pesca para consumo no local, à pesca esportiva e amadora, desde que cumpram os limites de quantidade e tamanho, e à pesca científica. Também estão permitidos o transporte, comercialização e industrialização de pescado proveniente de pisciculturas autorizadas. Essas exceções não valem para a área de dois quilômetros entre a confluência dos reservatórios e seus afluentes.