Tocantins – As forças de segurança do Tocantins divulgaram nesta sexta-feira (4), em coletiva de imprensa, o plano estratégico estadual de atuação integrada na Operação Eleições 2024, que acontece em todo o país.
- Publicidades -
Segundo o secretário da Segurança Pública, Wlademir Mota Oliveira, “o plano de atuação busca garantir a segurança e a integridade do processo eleitoral, envolvendo diversas instituições em um esforço coordenado para que haja uma cobertura abrangente e uma resposta rápida a possíveis incidentes”.
No nível estadual, a operação será coordenada pela Secretaria de Segurança Pública, por meio do Centro Integrado de Comando e Controle Estadual (CICCE), em apoio ao Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins.
A Polícia Civil terá cerca de 400 agentes prontos para agir em diversas situações e vai produzir relatórios diários sobre a situação eleitoral no estado.
A Polícia Militar, assim como a Civil, fará o policiamento ostensivo em locais de votação e apuração.
O Corpo de Bombeiros Militar manterá unidades de resgate em prontidão para casos de emergências.
A Polícia Federal vai auxiliar na produção de dados e na execução de ações integradas.
A Polícia Rodoviária Federal fará o policiamento nas rodovias federais, seguindo planos locais de segurança.
A Agência Brasileira de Inteligência dará apoio às atividades do CICCE.
O Exército Brasileiro atuará em quatro zonas eleitorais envolvendo aldeias indígenas para assegurar que as eleições aconteçam de forma adequada.
O plano de segurança também traz o apoio das Polícias Científica e Penal, bem como da Secretaria de Mobilidade Urbana de Palmas.