Pais de meninos a partir de 9 e 10 anos e adolescentes até os 14 anos devem atualizar o cartão de vacinação contra as doenças meningite e HPV. O público-alvo foi ampliado pelo Ministério da Saúde (MS) e com isso, mais jovens poderão receber a proteção.
- Publicidades -
A Secretaria de Estado da Saúde (SES) informou que as doses estão em mais de 300 salas de vacinação distribuídas nas unidades de saúde dos municípios desde setembro.
Conforme as mudanças, a vacina contra meningite ACWY está disponível até junho de 2023 para adolescentes não vacinados de 11 a 14 anos. Antes, a dose não era aplicada em jovens de 13 e 14 anos.
A doença é uma inflamação das meninges, que são as três membranas que envolvem o cérebro. Pode ser causada por bactérias ou vírus. Fungos ou o bacilo de Koch, causador da tuberculose, também podem ser causadores da meningite.
Com relação ao HPV, o MS incluiu meninos de 9 e 10 anos para receberem as doses. Mas entre 11 e 14 anos, qualquer adolescente pode receber a vacina. O vírus que causa a doença infecta pele ou mucosas de homens e mulheres e provoca verrugas na região genital e no ânus, que podem causa câncer. É considerada uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST).