81 cirurgias eletivas foram realizadas durante o feriado prolongado, que ocorreu entre quinta-feira (08) e domingo (11) no Tocantins. Os precedimentos aconteceram por meio do Programa de Aprimoramento da Gestão Hospitalar (PAGH-Cirúrgico), conhecido como Opera Tocantins, que incentiva as equipes multiprofissionais da Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO), a produzirem foram dos horários de plantões.
- Publicidades -
As cirurgias ocorreram nas unidades hospitalares geridas pela SES-TO, nas seguintes cidades:
- Alvorada
- Miracema
- Guaraí
- Porto Nacional
- Arapoema
- Palmas
- Augustinópolis.
Destes, cinco foram no no Hospital Regional de Alvorada; 12 no Hospital Regional de Miracema; 18 no Hospital Regional de Guaraí; 10 no Hospital Regional de Porto Nacional; 12 no Hospital Regional de Arapoema; 10 no Hospital Regional de Augustinópolis e 14 no Hospital Geral de Palmas.
Total de procedimentos realizados
Dados do Sistema de Gerenciamento de Lista de Espera por Cirurgias Eletivas (SIGLE), apontam que em 2023, o Governo do Tocantins já realizou 6.801 procedimentos. Desde outubro de 2021, foram 18.681 pessoas contempladas, em todo o Estado.
Pacientes contentes
A tocantinense Simone Oliveira, moradora de Porto Alegre do Tocantins realizou neste final de semana o procedimento cirúrgico que aguardava. “Há 10 anos eu consultei e o médico disse que eu precisava retirar um linfoma. Fiz o processo todo de exames e fiquei aguardando, depois de um tempo eles me ligaram, mas eu estava grávida e não pude fazer. Depois que passou o período de resguardo e eu já estava apta a fazer a cirurgias, veio a pandemia, quando suspenderam tudo e eu fiquei aguardando. Graças a Deus, ano passado voltei a mexer com a papelada e hoje estou aqui, atendida, realizando minha cirurgia”.
A paciente Marinete Aires, moradora do distrito de Buritirana, em Palmas, também realizou procedimento, no Hospital Geral de Palmas e relata que “eu fui muito bem atendida, todos os profissionais me trataram muito bem, uma ótima equipe. Na verdade esta já é a minha quarta cirurgia aqui, desde que iniciei o tratamento para reparar as sequelas da hanseníase. Fui dada como inválida e hoje, já consigo andar e estou cada dia melhor das dores que sinto nos nervos”.
Panorama nacional
Dados do Ministério da Saúde (MS), divulgados no início de junho, mostram que o tamanho da fila de espera por cirurgias eletivas do Brasil é de 1.082.795 pessoas. Neste contexto, o Tocantins figura como o terceiro estado da federação, com a menor fila, com pouco mais de quatro mil pessoas, ficando atrás apenas de Rondônia, com 1.001 e Roraima com 3.490.
Envie sugestões de pauta ou denúncia para o Whatsapp do Jornal Sou de Palmas: (63) 992237820