28 de março de 2024 17:44

Tocantins

Metrologia orienta consumidores para compras seguras dos produtos das ceias de confraternização no Tocantins

Publicado em

Metrologia orienta consumidores para compras seguras dos produtos das ceias de confraternização no Tocantins

Chegou o mês de dezembro, período das festas de fim de ano e das confraternizações entre famílias e amigos, momentos em que o consumo de algumas mercadorias tende a crescer, em especial as aves, as carnes suínas, as frutas típicas das celebrações e bebidas como espumantes e vinhos, produtos que em sua maioria são pré-embalados.

 

A Agência de Metrologia, Avaliação da Conformidade, Inovação e Tecnologia do Estado do Tocantins (AEM-TO), como órgão que atua com objetivo de harmonizar as relações de consumo, dá dicas importantes ao consumidor para ajudar na desses produtos relacionados às festas e ceias de fim de ano.

Nesse sentido, e como órgão delegado do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), o presidente da AEM, Rérison Castro destaca que “o consumidor consciente tem mais condições de fazer compras seguras e de evitar contratempos, ainda mais no período de festas natalinas em que aumenta o consumo de mercadorias sazonais”, pontua o gestor.

Leia Também:   SAIU! Gabarito definitivo e folha de resposta do concurso público do MPTO já podem ser consultados; saiba como

Produtos pré-embalados são a grande maioria nas gôndolas

Cerca de 85% dos produtos consumidos pelos brasileiros são pré-medidos, ou seja, embalados e pesados sem a presença do consumidor e que se encontram em condições de comercialização.

A equipe da AEM lembra que todo produto, seja ele industrial ou artesanal, ao ser exposto em estabelecimento comercial deve conter uma embalagem própria com o rótulo descrevendo o peso bruto do produto.

Dicas para compras seguras

Pescado: Ao comprar peixe congelado pré-embalado, como bacalhau, por exemplo, atenção para o peso líquido do pescado que deve estar indicado, de forma clara, na rotulagem do produto e não deve considerar o peso da embalagem nem a camada de glaciamento, que consiste na aplicação de uma fina camada externa de gelo que servirá de proteção para o produto.

Leia Também:   Mais 349 aprovados no concurso da Educação do Tocantins são convocados; saiba detalhes

Aves e suínos congelados: Aves e suínos congelados (como pernil, peru e chester, muito populares nas ceias) devem estar dispostos nas gôndolas de supermercados devidamente etiquetados, informando o peso líquido (quantidade de fato contida, descontando o peso da embalagem).

Produtos pré-embalados: Alguns produtos pré-embalados típicos do período, como frutas desidratadas, nozes, castanhas ou bacalhau seco, são etiquetados pelo próprio estabelecimento. Esta indicação deve se referir somente ao peso do produto, desconsiderando o valor da embalagem (tara).

Os panetones, espumantes, vinhos e chocolates, muito procurados nessa época, devem declarar, de forma clara e na vista principal do produto, a quantidade que está sendo comercializada.

Leia Também:   Grave acidente envolvendo colisão de dois veículos deixa um motorista morto na BR-153, em Miracema

Muito populares nas festas, alguns itens como sardinha e ervilhas em lata, palmito em conserva e frutas ou doces em calda são imersos em líquidos. Nesses casos, as embalagens devem indicar o peso drenado (apenas a quantidade do produto principal) e o peso líquido (a quantidade do produto principal mais o líquido).

Deixe o seu Comentário

Anúncio

Mais Vistos da Semana