Divulgação

O governador do Estado do Tocantins, Mauro Carlesse, anunciou nesta terça-feira, 14, a equiparação na gratificação dos servidores efetivos ocupantes do cargo de diretor de escola, independente do porte da unidade de ensino. A equiparação será efetivada a partir de janeiro de 2022.

O anúncio faz parte das ações de valorização dos servidores promovidas pelo Executivo Estadual e foi feito durante o III Seminário de Líderes Educacionais do Tocantins, realizado no auditório do Palácio Araguaia, em Palmas, com a participação de diretores de escolas de todo o Estado.

Atualmente as gratificações são concedidas conforme o porte da unidade de ensino, definida pela quantidade de alunos e classificadas em pequena, média e grande. A equiparação representa um aumento que varia de 45,45% a 166,66% sobre os valores praticados atualmente.

A titular da Secretaria de Educação, Juventude e Esportes (Seduc), Adriana Aguiar, destacou o principal objetivo da concessão do benefício.   “A equiparação das gratificações é um reconhecimento ao trabalho desenvolvido por todos os gestores, independente do porte das unidades de ensino. Os desafios no percurso da formação integral dos estudantes, na organização e gestão das escolas são comuns a todos os gestores”, apontou.

O governador Mauro Carlesse destacou a satisfação em receber os professores e revelou que a realização desta terceira edição do evento no auditório do Palácio Araguaia foi um ato de demonstração do reconhecimento que a atual Gestão tem pela importância dos educadores e da educação no processo de desenvolvimento do Estado.

“O Estado do Tocantins está mudando e temos que fazer mais. Essa equiparação da gratificação é para fazer justiça com esses diretores, porque as responsabilidades são as mesmas. Temos que fazer mais investimentos, melhorar as escolas. Eu gostaria que todas as escolas fossem reformadas, todas fossem climatizadas e em condições de dar conforto aos servidores e aos alunos, e ter transportes e estradas de boa qualidade”, explicou o Governador, citando as ações do programa Tocando em Frente, que vai levar obras estruturantes a todos os municípios e, com isso, gerar emprego e renda às famílias.

A gestora da Seduc, Adriana Aguiar, destacou que a realização do seminário no Palácio Araguaia partiu de uma indicação do governador Mauro Carlesse, que tem dedicado uma atenção especial à educação. A secretária citou ações importantes, dentre elas, a aquisição de mais de 400 ônibus escolares, a destinação de R$ 120 mil a cada prefeitura para a manutenção da frota escolar, reformas e construção de escolas, além das gestões para levar cursos superiores em várias localidades do Estado. “O Governador pensa na educação em todas as etapas, o que permitiu a expansão de cursos superiores em vários municípios”, frisou.

Para o presidente do Conselho Estadual de Educação, Robson Vila Nova Lopes, foi um dia histórico para a educação do Tocantins. “Aqui nós temos líderes e as maiores autoridades da educação do Estado, e a sua gestão tem promovido as maiores transformações que este Estado já viu. O governador Mauro Carlesse tem sido muito presente em todas as ações realizadas no Tocantins, principalmente na educação. Esse evento presencial aqui no Palácio Araguaia tem um simbolismo muito grande. Muito obrigado Governador pela presença e bela sensibilidade”, pontuou.

Seminário

O III Seminário de Líderes Educacionais teve como objetivo integrar e promover o acolhimento dos atores que fazem a gestão da área da Educação no Tocantins, que são os diretores das unidades escolares da rede estadual de ensino. O evento reuniu diretores de todo o Estado e contou com apresentações musicais, ballet e palestra motivacional com o tema Hora de virar a página, proferida pela master coach Tudy Vieira.

Deixe o seu Comentário