Brasil – Entre os dias 14 e 18, a equipe técnica da Diretoria de Geologia e Mineração (DIGM) da Agência de Mineração do Estado do Tocantins (Ameto) realizou a segunda etapa do mapeamento geológico na região de Monte Santo do Tocantins. O trabalho tem como objetivo produzir um relatório detalhado e um mapa, integrando pontos de ocorrência de esmeraldas com dados geológicos, geofísicos e altimétricos.
- Publicidades -
O presidente da Ameto, Milton Neris, enfatizou a relevância desse projeto para o desenvolvimento econômico local, destacando que cerca de cinco cooperativas legalizadas operam na região, contribuindo significativamente para a geração de emprego e renda através da extração de esmeraldas.
O projeto também inclui uma parceria com a Universidade de Brasília (UnB), coordenada pela professora dra. Suzi Huff Theodoro, focada no desenvolvimento dos Arranjos Produtivos Locais (APL) de esmeraldas e na utilização do pó de rochas como fertilizante natural. Além disso, o Governo do Tocantins está buscando recursos para implementar escolas de lapidação de pedras preciosas nas cidades de Monte Santo e Palmas, visando potencializar o setor mineral local.