19 de maio de 2024 01:07

Tocantins

Mais um nome: Servidor público do Tocantins está na lista de presos durante invasão à Praça dos Três poderes em Brasília

Publicado em

Mais um nome: Servidor público do Tocantins está na lista de presos durante invasão à Praça dos Três poderes em Brasília

O número de pessoas do Tocantins na lista de presos durante a invasão na Praça dos Três Poderes em Brasília no último domingo (8) cresce. Dessa vez, um servidor público do Estado está entre os nomes, Vamberto dos Santos Junior, de 27 anos, atuante na Secretaria de Estado da Infraestrutura, Cidades e Habitação.

Em nota, a secretaria informou que já identificou o servidor em questão e está apurando rente ao setor jurídico, quais serão as medidas cabíveis.

O nome do servidor consta na lista dos presos em flagrante levados para o Centro de Detenção Provisória II que foi divulgada pela Secretaria de Administração Penitenciária do Distrito Federal. Além dele, um representante comercial de Palmas também foi preso.

Vamberto foi contatado pelo governo em 2019 e teve o contrato renovado até pedir dispensa em 2021. Ele voltou para o serviço público em março de 2022 e desde então desempenhava a função de assistente especializado, recebendo R$ 2,7 mil por mês.

No ataque de domingo, golpistas invadiram as sedes do Congresso Nacional, do Supremo Tribunal Federal (STF) e da Presidência da República, o Palácio do Planalto. Nos locais, eles quebraram vidraças e móveis, vandalizaram obras de arte e objetos históricos, invadiram gabinetes de autoridades, rasgaram documentos e roubaram armas.

O que diz o governo do estado

A atual Secretaria das Cidades, Habitação e Desenvolvimento Urbano informa que já identificou o servidor em questão e está apurando rente ao Setor Jurídico, quais serão as medidas cabíveis.

Ademais, salientamos que a Pasta repudia os atos violentos e antidemocráticos que ocorrem no Brasil e neste momento está buscando todos os procedimentos jurídicos necessários.

Denúncias

Denúncias sobre pessoas que participaram do ato golpista que invadiu prédio dos três poderes em Brasília podem ser feitos no portal da Controladoria Geral da União. No Tocantins, o estado criou um canal para denúncia da participação de servidores públicos.

A prefeitura de Palmas também vai investigar a participação de servidores nos atos golpistas, sendo que pelo menos duas servidoras foram identificadas nas redes sociais.

Resumo dos ataques

  • Bolsonaristas terroristas invadiram e depredaram Palácio do Planalto, Congresso e STF. Veja fotos da destruição.
  • A PM do DF não conteve a ação dos terroristas e foi criticada e acusada de omissão.
  • Obras de arte e móveis foram quebrados no palácio presidencial. O plenário do STF ficou destruído. Veja FOTOS e VÍDEOS da barbárie.
  • Lula decretou intervenção federal para assumir a segurança do DF.
  • O ministro do STF Alexandre de Moraes determinou o afastamento do governador Ibaneis Rocha (MDB) por, pelo menos, 90 dias. Quem assume o cargo é a vice, Celina Leão (PP).
    Segundo a Polícia Civil, em dados atualizados, mais de 700 pessoas foram presas após os ataques.
  • O coronel que chefiava a PM durante ataques em Brasília, Fábio Augusto, foi preso após determinação de Moraes.
  • Moraes também ordenou a prisão do ex-secretário de Segurança Pública do DF e ex-ministro da Justiça de Bolsonaro, Anderson Torres.

Envie sugestões de pauta ou denúncia para o Whatsapp do Jornal Sou de Palmas: (63) 992237820

 

Deixe o seu Comentário

Anúncio
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Conecte-se

Deixe uma resposta

Mais Vistos da Semana