Mais de 400 postes foram derrubados no Tocantins por causa dos temporais registrados desde o final de setembro. O levantamento é da concessionária de energia elétrica, a Energisa. Segundo as informações, nesse período, ocorreram dois eventos climáticos de intensidade 4 e 5, níveis máximos, com ventos de quase 90 km/h.
- Publicidades -
No final de outubro, pelo menos 16 postes de energia elétrica foram derrubados durante uma tempestade em cidades do interior do Tocantins. Os estragos foram registrados em Marianópolis do Tocantins, Porto Nacional, Divinópolis e Palmas.
Só em Marianópolis, oito postes caíram. De acordo com os moradores da cidade, alguns bois morreram em uma propriedade na rural na zona do município, após serem atingidos por raios.
O Tocantins é o estado mais afetado, com média anual de 20 raios por quilômetro quadrado. Por isso, nessa época, são comuns oscilações de energia.
Durante um temporal, muita coisa pode acontecer. Chuvas e ventos fortes derrubam árvores, lançam objetos na linha elétrica e provocam deslizamento de terras. Por conta de todos esses fatores, é fundamental tomar algumas medidas para garantir a sua segurança e evitar, também, perdas materiais.
A recomendação da Energisa é que, ao perceber a chegada de temporais, o consumidor:
– Retire da tomada e desconecte os cabos ligados aos aparelhos eletrônicos;
– Evite contato com objetos metálicos que estejam ligados à eletricidade, como fogões e geladeiras;
– Evite utilizar telefone com linha durante uma tempestade;
– Também se afaste de tomadas, janelas e portas metálicas;
– Nãoé recomendado o uso de chuveiro, secador ou chapinha, entre outros.
Em áreas mais abertas, principalmente na zona rural, a recomendação é ficar longe de estruturas altas, como torres de telefone ou de energia. Não se abrigue embaixo de árvores. “Ao se deparar com cabos no chão, independentes da situação, não se aproxime. Nós temos equipamentos de proteção que, nessas situações desligam o sistema, mas como a energia não é visível, não tem como você saber se o cabo está ou não energizado”, alerta o coordenador do Centro de Operação Integrado da Energisa, Maurício Zanina.
Em casos de situações envolvendo a rede elétrica, o morador podem encontrar em contato com a Energisa pelo 0800 721 3330 (ligação gratuita), aplicativo Energisa On, redes sociais (Facebook ou Twitter), site www.energisa.com.br ou pelo WhatsApp, por meio de mensagem para a Gisa, no número 63 9222-6664.