16 de maio de 2024 15:51

Tocantins

Mais de 2 mil bolsas então sendo ofertadas pelo Prouni no Tocantins; inscrições iniciam nesta terça-feira, 22

Publicado em

Mais de 2 mil bolsas então sendo ofertadas pelo Prouni no Tocantins; inscrições iniciam nesta terça-feira, 22
Site do Prouni — Foto: Victor Vidigal/g1

Nesta terça-feira, 22, as incrições para o Programa Universidade para Todos (Prouni) começam. No Tocantins são ofertadas 2.024 bolsas, sendo 1.544 integrais e 480 parciais.

Neste ano os candidatos podem usar as notas do Exame Nacional do Ensino Médio de 2020 e 2021.

As vagas podem ser consultadas no site do Prouni. Os candidatos poderão realizar a pesquisa por curso, instituição ou município. A maioria das bolsas será para Palmas, que tem oportunidades em 65 cursos.

Em Araguaína, no norte do Tocantins, são ofertadas bolsas em 51 cursos. Em Gurupi, no sul do estado, há oportunidades em 30 cursos.

As inscrições começarão à meia-noite desta terça-feira e vão até o dia 25 de fevereiro. O resultado da primeira chamada será divulgado no próximo dia 2 de março. A segunda chamada sai no dia 21 de março.

Em todo país são ofertadas 273.001 bolsas, sendo 181.036 integrais e 91.965 parciais, distribuídas em 1.085 instituições de educação superior de todo o Brasil.

No momento da inscrição o candidato poderá optar por até duas instituições, cursos e turno. Haverá bolsas destinadas a políticas de ações afirmativas para candidatos com deficiência ou que se autodeclarar indígena, preto ou pardo.

Para concorrer às bolsas integrais o candidato deverá comprovar renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até um salário mínimo e meio. Para as bolsas parciais (50%), a renda familiar bruta mensal deve ser de até três salários mínimos por pessoa.

Quem pode se inscrever

  • Estudantes brasileiros que não possuem diploma de curso superior. A única exceção a essa regra se aplica para quem é ou pretende ser professor, que mesmo já tendo diploma, poderá pleitear bolsa em cursos destinados à formação do magistério da educação básica – que são os de licenciatura, normal superior e pedagogia;
  • Ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) nas edições de 2021 e/ou 2020. Para quem participou de ambas as edições, o sistema de inscrição considerará, automaticamente, a edição na qual o candidato atingiu a nota mais alta;
  • Ter obtido, no mínimo, 450 pontos na média das notas do exame e nota superior a zero na redação;
  • Ter cursado o ensino médio completo em escola da rede pública ou da rede particular, na condição de bolsista integral.

Deixe o seu Comentário

Anúncio
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Conecte-se

Deixe uma resposta

Mais Vistos da Semana