As unidades de saúde de pelo menos 24 municípios tocantinenses aplicaram 537 doses vencidas da vacina AstraZeneca, conforme um levantamento realizado pela Folha de São Paulo. O dado divulgado nesta sexta-feira, 2, mostra que somente em Aparecida do Rio Negro são 313 doses, que representa um total de 62% dos imunizantes vencidos aplicados no Tocantins.
- Publicidades -
No levantamento, a cidade vizinha da Capital fica em 11º no ranking nacional de cidades que mais aplicaram doses desse imunizante vencidas. Após Aparecida do Rio Negro, no Tocantins, Miracema é o município que fica em segundo lugar com mais aplicações, sendo 59 vacinas.
Já Palmas, capital do Estado, teve 39 aplicações de imunizantes fora do prazo de validade, deixando a cidade em terceiro lugar no ranking estadual. Com esse dado, Palmas fica na posição 99º nacionalmente. Empatando com a capital, Jaú do Tocantins também teve 39 registros.
Esse imunizante, a AstraZeneca é a vacina mais usada no Brasil, com 7% das doses aplicadas neste ano.
Confira os números tabelados pela Folha de São Paulo:
- Aparecida do Rio Negro – 313
- Miracema do Tocantins – 59
- Palmas – 39
- Jaù do Tocantins – 39
- Mateiros – 26
- São Felix do Tocantins – 11
- Pequizeiro- 11
- Araguaína – 10
- Cristalândia – 5
- Gurupi – 3
- Pium – 3
- Presidente Kennedy – 3
- Dois Irmãos do Tocantins – 2
- Porto Nacional – 2
- Tocantínia – 2
- Araguacema -1
- Augustinópolis – 1
- Bandeirantes do Tocantins – 1
- Abreulândia- 1
- Palmeirópolis – 1
- Peixe – 1
- Piraque – 1
- Santa Fe do Araguaia – 1
Nacional
No Brasil, conforme o levantamento, pelo menos 26 mil doses vencidas da vacina AstraZeneca foram aplicadas em diversos postos de saúde do país, o que compromete sua proteção contra a Covid-19. Os dados constam de registros oficiais do Ministério da Saúde. Até o dia 19 de junho, os imunizantes com o prazo de validade expirado haviam sido utilizados em 1.532 municípios brasileiros.
A campeã no uso de vacinas vencidas é Maringá, reduto eleitoral de Ricardo Barros (PP), líder do governo Bolsonaro na Câmara dos Deputados. A cidade paranaense vacinou 3.536 pessoas com o produto da AstraZeneca fora da validade (primeira dose em todos os casos). Depois aparecem Belém (PA), com 2.673, São Paulo (SP), com 996, Nilópolis (RJ), com 852, e Salvador (BA), com 824. As demais cidades aplicaram menos de 700 vacinas vencidas, sendo que a maioria não passou de dez doses.
A Folha de São Paulo, o Ministério da Saúde informou “que acompanha rigorosamente todos os prazos de validade das vacinas Covid-19 recebidas e distribuídas” e que “as doses entregues para as centrais estaduais devem ser imediatamente enviadas aos municípios pelas gestões estaduais. Cabe aos gestores locais do SUS o armazenamento correto, acompanhamento da validade dos frascos e aplicação das doses, seguindo à risca as orientações do Ministério.”