Tocantins – A partir da próxima segunda-feira (27), as operadoras que adquiriram lotes na faixa de 3,5 GHz poderão solicitar à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) o licenciamento e ativação de estações de 5G em diversos municípios.
- Publicidades -
A Anatel, vinculada ao Ministério das Comunicações, divulgou essa informação, após uma reunião interna em sua sede.
A liberação da faixa é o primeiro passo para que as prestadoras instalem estações de quinta geração nas cidades tocantinenses. No entanto, essa liberação não implica na instalação imediata do 5G nas localidades, pois o processo depende do planejamento de cada prestadora.
Com essa decisão, o Tocantins está totalmente liberado para a ativação de estações 5G na faixa de 3,5 GHz. Agora, todos os municípios tocantinenses têm a permissão para implementar essa tecnologia de última geração.
“A implantação do 5G tem sido um trabalho contínuo devido à importância dessa tecnologia na vida das pessoas. O Brasil realizou um leilão há três anos, vendendo faixas de frequência ao setor privado, que se comprometeu com obrigações anuais para expandir essa tecnologia, começando pelas capitais e se estendendo aos mais de 5 mil municípios do Brasil, com cronograma até 2030”, disse o ministro das Comunicações, Juscelino Filho, durante uma agenda recente de liberação de recursos do FUST para acesso à internet em periferias do Ceará.
O Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência (Gaispi) disponibiliza um painel de dados para facilitar o acompanhamento dos municípios liberados. O indicador mostra as cidades onde a faixa de 3,5 GHz já está liberada e as próximas.
Os municípios, cidades, bairros e a quantidade de estações licenciadas do 5G standalone na faixa de 3,5 GHz, bem como os aparelhos celulares certificados para uso do 5G, podem ser consultados nos dashboards disponibilizados no painel de dados da Anatel:
- Painel de informações sobre a liberação e o planejamento para a liberação do uso da faixa de 3,300 MHz a 3,700 MHz (faixa de 3,5 GHz)
- Dados referentes ao licenciamento de Estação Rádio Base e de Estações Móveis da Telefonia Móvel (ou Serviço Móvel Pessoal – SMP)
- Telefones celulares (smartphones) 5G certificados e homologados pela Anatel
Segue abaixo a lista com os municípios do Tocantins em que as prestadoras poderão solicitar à Anatel o licenciamento e ativação de estações de 5G na faixa de 3,5 GHz:
- Aguiarnópolis
- Almas
- Alvorada
- Ananás
- Angico
- Araguaçu
- Araguatins
- Aurora do Tocantins
- Barra do Ouro
- Cachoeirinha
- Campos Lindos
- Cariri do Tocantins
- Centenário
- Combinado
- Conceição do Tocantins
- Darcinópolis
- Dianópolis
- Dueré
- Figueirópolis
- Filadélfia
- Formoso do Araguaia
- Goiatins
- Itacajá
- Itapiratins
- Jaú do Tocantins
- Lagoa da Confusão
- Lavandeira
- Lizarda
- Luzinópolis
- Natividade
- Nazaré
- Novo Alegre
- Novo Jardim
- Palmeiras do Tocantins
- Palmeirópolis
- Paranã
- Peixe
- Ponte Alta do Bom Jesus
- Porto Alegre do Tocantins
- Recursolândia
- Riachinho
- Rio da Conceição
- Sandolândia
- Santa Maria do Tocantins
- Santa Terezinha do Tocantins
- São Bento do Tocantins
- São Félix do Tocantins
- São Salvador do Tocantins
- Sucupira