7 de maio de 2024 04:14

Tocantins

Indígenas de Tocantínia realizam manifestação contra nomeação de militar para coordenação local da Funai do Tocantins

Publicados

sobre

Indígenas de Tocantínia realizam manifestação contra nomeação de militar para coordenação local da Funai do Tocantins

Os indígenas de Tocantínia, região central do Tocantins, se reuniram na manhã desta terça-feira (8/12) em uma manifestação contra a nomeação de um militar para a coordenação técnica da local da Fundação Nacional do Índio (Funai). Eles afirmam que não foram consultados sobre a indicação e são contra a militarização do órgão.

“Nós fomos pegos de surpresa, não sabíamos da nomeação. Nós comunicamos com as lideranças porque a Constituição reconhece a nossa organização social e nos garante, nos dá o direito de sermos ouvidos e ter uma consulta prévia, antes de ser tomada qualquer decisão”, explicou o professor Rogério Xerente, que também é cacique de uma aldeia em Tocantínia.

A reclamação dos indígenas é pela nomeação do tenente-coronel Antônio Artidero Soares, que está aposentado da Polícia Militar do Tocantins. Ele foi nomeado em uma portaria publicada pelo presidente da Funai nesta segunda-feira (7).

“Nós não fomos consultados, não fomos comunicados do ato do coordenador regional da Funai. Estamos fazendo a manifestação porque não aceitamos a nomeação desse militar e repudiamos a militarização desse órgão que trabalha na proteção dos povos indígenas”, disse o professor.

A nomeação foi cancelada em uma nova portaria publicada nesta terça-feira (8), após a Funai alegar “erro material”, mas os indígenas temem que a indicação seja mantida e volte a publicada novamente ou que alguém sem conhecimento técnico seja colocado no cargo.

“Para atuar na coordenação local é preciso ter conhecimento do povo indígena e ter um conhecimento técnico sobre a política indigenista. Todos esses parâmetros foram extrapolados”, disse.

A manifestação conta com cerca de 90 indígenas, incluindo representantes de pelo menos 20 aldeias da região. O grupo está reunido na Casa da Cultura da Funai de Tocantínia. “Vamos continuar o nosso movimento e não vamos aceitar a indicação, a nomeação de um militar na CTL da Funai e estamos prontos para discutir e tempos uma pessoa indígena para indicar para assumir essa coordenação. É necessária a participação da nossa comunidade”, finalizou o indígena.

Deixe o seu Comentário

Anúncio


Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Conecte-se

Deixe uma resposta

Mais Vistos da Semana