9 de maio de 2024 17:18

Tocantins

Governo do Tocantins firma acordo para avançar na regularização fundiária das áreas do Lago de Palmas

Publicados

sobre

Governo do Tocantins firma acordo para avançar na regularização fundiária das áreas do Lago de Palmas

O Governo do Tocantins, por meio do Instituto de Terras do Estado do Tocantins (Itertins), discutiu nessa quinta-feira, 28, estratégias com a Investco S.A., para dar continuidade ao processo de regularização fundiária das áreas rurais localizadas no Lago de Palmas, por meio de um novo Termo de Cooperação Técnica. A reunião entre os órgãos  envolvidos contou com a participação do procurador-geral do Estado, Kledson de Moura Lima, e do diretor de Relações Institucionais da Energisa Tocantins, Alankardek Moreira.

Concessionadas para a construção da Usina Hidrelétrica Luis Eduardo Magalhães (UHE Lajeado), as áreas secas e alagadas do Lago de Palmas que foram discutidas são referentes a cerca de 10 mil hectares que estão situados no município de Palmas. Na localidade, há mais de 800 propriedades que atualmente pertencem ao domínio do Estado do Tocantins e aguardam a titularização. Com o sucesso desta primeira etapa, está previsto o avanço para as áreas localizadas nos municípios de Miracema do Tocantins, Lajeado, Porto Nacional, Ipueiras e Brejinho de Nazaré.

Durante a reunião, o presidente do Itertins, Robson Figueiredo, destacou o esforço da autarquia na promoção do desenvolvimento do Estado e que a participação da Procuradoria-Geral do Estado (PGE/TO) juntamente com o Núcleo de Prevenção e Regularização Fundiária (Nupref), subordinado à Corregedoria-Geral da Justiça (CGJUS), é imprescindível para a construção deste novo Termo de Cooperação Técnica com a Investco. “Estamos atendendo uma prioridade do governador Wanderlei Barbosa em assegurar juridicamente com bases sólidas essas áreas que formam o Lago de Palmas e possibilitar o impulsionamento da nossa economia”, ressaltou.

“Estamos diante de um grande desafio que envolve muitos estudos técnicos, novas plotagens, georreferenciamentos, entre outras ações”, argumentou o procurador-geral do Estado, Kledson de Moura Lima, ao defender a cooperação entre as instituições para a realização de um novo Termo de Cooperação Técnica que pode agilizar regularização fundiária no Tocantins.

Para o diretor administrativo e financeiro da Investco S.A., José Gleylson Fernandes Silva, a reunião foi produtiva por externar a vontade do Governo do Estado em colaborar com a resolução deste entrave que já possui mais de duas décadas. “Sabemos dos desafios relacionados à questão da regularização fundiária. Mas estamos esperançosos com a agilidade do Itertins e da PGE/TO em promover este Termo de Cooperação Técnica que será um projeto piloto que norteará as próximas ações”, acrescentou.

O gerente operacional de Meio Ambiente da Investco S.A., Joel Parisi, acompanha de perto as tratativas da regularização fundiária naquela região desde o início da formação do lago e acredita que esta nova parceria com o Itertins, PGE/TO e Nupref inicia uma nova oportunidade para a segurança jurídica no Tocantins. “Ao notificar o Itertins, vimos que a gestão do presidente da pasta tem alavancado bons resultados e isso se comprovou com a sugestão de incorporar no Termo de Cooperação Técnica, a participação ativa dos demais órgãos para que este projeto piloto seja bem sucedido”, complementou.

Envie sugestões de pauta ou denúncia para o WhatsApp do Jornal Sou de Palmas: (63) 992237820

Deixe o seu Comentário

Anúncio
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Conecte-se

Deixe uma resposta

Mais Vistos da Semana