Neste domingo (21), o Governo do Tocantins informou que irá mudar sua estratégia e aderir a nova orientação do Ministério da Saúde, que libera a utilização de todas as vacinas contra o coronavírus que estão armazenadas. No momento, as vacinas ficam retidas para garantir a aplicação da segunda dose em quem recebeu a primeira. Com o novo plano, os imunizantes devem começar a serem distribuídos na próxima quarta-feira (24).
- Publicidades -
O Governo Federal mudou a orientação porque espera conseguir realizar entregas constantes de remessas de vacinas daqui para frente. Com isso, o entendimento do Ministério da Saúde é que não há risco de que faltem doses para fazer a imunização completa, dentro do prazo, para quem já teve a primeira aplicação.
Considerando as doses recebidas na madrugada deste domingo, o Tocantins conta com 194.100 doses de vacinas. O Estado recebeu tanto doses da CoronaVac como da vacina de Oxford/AstraZeneca. Neste fim de semana, a Secretaria de Saúde disse que o imunizante de Oxford, por ter intervalo de aplicação mais longe, foi escolhido para ser usado em áreas de difícil acesso, como comunidades quilombolas.
Por causa da mudança de orientação, o Tocantins vai poder ampliar o público da vacinação para idosos a partir dos 70 anos. Atualmente, apenas pessoas com mais de 75 estão sendo vacinadas. As comunidades quilombolas também foram incluídas nos novos públicos prioritários da campanha.