8 de maio de 2024 18:22

Tocantins

Governo do Tocantins aumenta prazo para declaração de vacinação contra febre aftosa até 31 de dezembro

Publicados

sobre

Governo do Tocantins aumenta prazo para declaração de vacinação contra febre aftosa até 31 de dezembro

O Governo do Tocantins, por meio da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) dilatou o prazo da declaração da vacinação contra a febre aftosa para até 31 de dezembro, normalmente a comprovação do ato era feito até 10 dias após a compra da vacina. Nesta etapa que ocorrerá de 1° a 30 de novembro, deverão ser vacinados os animais jovens, previsto um total de 4 milhões de bovídeos (bovinos e bubalinos), entre 0 e 24 meses de idade.

A Agência entendeu que devido a pandemia era necessário acrescentar mais dias para evitar aglomerações. “Pedimos aos pecuaristas que agendem o horário em uma das unidades da Adapec para fazerem a declaração que vacinou os animais e atualizar dados cadastrais. É necessário levar a nota fiscal do produto e a carta-aviso preenchida, bem como utilizar máscaras e respeitar a distância mínima de 1,5 metros entre pessoas”, disse o diretor de defesa, inspeção e sanidade animal da instituição, Márcio Rezende.

Os telefones para agendamentos nas unidades estão no site www.adapec.to.gov.br, link https://adapec.to.gov.br/contatos/regionais-e-escritorios/

O Tocantins está livre da enfermidade há 23 anos. “Essa manutenção é graças ao excelente trabalho dos nossos técnicos, investimentos do governo estadual e federal, e principalmente da parceria consolidada com produtores rurais, que mais uma vez acreditamos que atenderão ao nosso chamamento e vacinarão o rebanho até conseguirmos o avanço no status sanitário para livre da doença sem vacinação”, avalia o presidente do órgão, Alberto Mendes da Rocha.

Antecipação  

Vale lembrar que os produtores rurais que vão levar seus animais para participar de eventos pecuários podem antecipar a vacinação, já que é obrigatório cumprir o prazo para carência, depois que o animal é vacinado. É preciso atentar também que a emissão da Guia de Trânsito Animal (GTA) está condicionada a comprovação da vacinação.

Multas

A multa para quem deixar de vacinar o gado é de R$ 5,32 por animal e R$ 127, 69 por propriedade não declarada, além de outras sanções. Qualquer dúvida, basta ligar no 0 800 63 11 22, de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 14h.

Deixe o seu Comentário

Anúncio


Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Conecte-se

Deixe uma resposta

Mais Vistos da Semana