O Governo do Tocantins estabeleceu o prazo até o fim de abril para entregar 30 novos leitos de UTI ao estado. Neste próximo sábado (10), a previsão é que dez leitos sejam entregues ao Hospital Regional de Porto Nacional, os outros 20 serão destinados e instalados em Paraíso do Tocantins até o período estabelecido. As vagas atenderão os pacientes com coronavírus.
- Publicidades -
O Tocantins tem, até esta quarta-feira (7), 169 leitos de UTI disponíveis pela rede pública, entre hospitais públicos e particulares contatados. A taxa de ocupação é de 90%, de acordo com o portal Integra Saúde.
A criação de leitos de UTI em Porto Nacional foi determinada pela Justiça ainda em agosto do ano passado, mas a medida vinha sendo descumprida até março deste ano, quando o judiciário deu prazo de 24 horas para apresentação de um cronograma.
Nesta terça-feira (6) o governador Mauro Carlesse e o prefeito de Porto Nacional, Ronivon Maciel, se reuniram no Palácio Araguaia. Segundo eles, governo e município também estão trabalhando para implantação de 20 leitos clínicos no Centro de Especialidades de Porto Nacional.
O estado forneceu camas, colchões, monitores, respiradores e bombas de infusão, mas ainda não há uma data de quando vão começar estes atendimentos.
Novas vagas em Paraíso
Em Paraíso do Tocantins, segundo o governo do estado, a implantação de 20 leitos de UTI deve acontecer até o fim deste mês, mas não foi especificada uma data.
O prefeito, Celso Morais, informou durante reunião nesta terça-feira (6) que também serão implantados cinco leitos de estabilização na unidade sentinela dedicada ao atendimento de Covid-19 e nove leitos clínicos no prédio da UPA.
Paraíso do Tocantins está entre as cidades mais afetadas pela pandemia, com 5.987 casos confirmados e 99 mortes. Segundo o portal Integra Saúde, não há leitos de UTI disponíveis pela rede pública na cidade.