Tocantins – O estado mobilizou uma equipe de oito bombeiros, juntamente com equipamentos especializados e cães treinados, para auxiliar no resgate de vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul. A operação, que começará neste domingo (5), inclui ações por terra e uso de embarcações.
- Publicidades -
Nos últimos dias, o Rio Grande do Sul registrou precipitações até três vezes acima da média sazonal. De acordo com dados da Defesa Civil do estado, até a manhã deste domingo, houve 66 mortes e 101 desaparecidos, enquanto mais de 95 mil pessoas foram obrigadas a deixar suas residências devido ao alagamento.
Recursos e Estratégias de Resgate
Além do envio de pessoal, o Tocantins disponibilizou uma aeronave para o transporte dos militares ao sul do país. “A situação no Rio Grande do Sul é muito preocupante, as chuvas intensas têm causado grandes perdas. Estamos comprometidos em prestar toda a ajuda necessária”, afirmou o governador Wanderlei Barbosa.
A Companhia Independente de Busca e Salvamento contribuirá com dois bombeiros e cães de busca, além de dois mergulhadores. Um tenente do Corpo de Bombeiros do Tocantins atuará como oficial de ligação, responsável pela coordenação e comunicação durante a missão.
“Estamos prontos para ajudar nossos irmãos gaúchos”, disse o tenente-coronel Donaldo Oliveira. “Com nossa equipe altamente qualificada, esperamos maximizar o resgate e proporcionar algum conforto às famílias afetadas”, completou.