Iniciou nesta quinta feira, 09, a preparação das três propriedades localizadas em Taquaruçu Grande que vão receber na próxima segunda, 13, o plantio de 10.000 mudas de árvores nativas do Estado. O projeto de restauração florestal é fruto da parceria firmada entre o governo do Tocantins, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) e a ONG norte americana 8 Billion Trees.
- Publicidades -
As mudas nativas do bioma cerrado foram divididas em espécies de áreas florestais, mais próximas de beira de rio e áreas de cerrado. Dentre as espécies que serão plantadas estão todas as variedades de ipês, as frutíferas como o baru e jenipapo e também as ornamentais como os angicos e aroeiras.
A coordenadora da K3 consultoria ambiental, Eliana Pareja, está a frente do projeto e destaca que “o objetivo principal desse plantio é iniciar a restauração de áreas degradadas”. Ainda segundo a coordenadora “o foco do Estado é identificar as áreas que estão alteradas e viabilizar a recuperação dessa vegetação. A ideia é que essa parceria seja o início dos processos de restaurações florestais no Tocantins”.
A ONG 8 Billion Trees foi fundada em 10 de novembro de 2018, por Mike Powell e Jon Chambers que investiram seu próprio dinheiro para começar a transformar em realidade o sonho de plantar 8 bilhões de árvores pelo mundo. A ONG já plantou mais de 199.267 árvores recuperando diversas áreas no planeta com fundos de doações em: Madagascar, Indonésia, República Democrática do Congo e Tanzânia.
O controle do plantio é feito através de parcerias com ONG’s locais que produzem relatórios mensais com fotos e vídeos que mostram a evolução e crescimento das árvores plantadas. (Com informações da 8 Billion Trees)