As feiras de Palmas já estão abastecidas de pequi. O “ouro do cerrado” está dando colorido e aroma diferentes no local. Junto com outubro e as primeiras chuvas, chegou também a temporada do pequi, fruto típico do cerrado e muito apreciado pelo tocantinense. “Esperei por essa temporada o ano todo e agora estou aproveitando para fazer estoque de pequi em casa”. Disse a professora, Laura Botelho que levou 4 sacos de pequi na sacola.
- Publicidades -
Em Palmas, já é possível ver os pés carregados do fruto e é de costume flagrar pessoas “catando” os pequis que caem no chão. Almir é morador da quadra 804 sul e na frente da casa dele, tem vários pés de pequi que, inclusive, ele mesmo plantou. “Esses pés de pequi são meus tesouros e quando chega outubro, bato ponto todos os dias aqui para catar pequi”
A florada do pequizeiro aconteceu entre os meses de agosto e setembro, comprovando que mesmo no período da estiagem, a vida não para no cerrado.
O pequi tem gosto marcante e faz parte da essência da culinária regional, proporcionando inúmeras opções de pratos e combinações com outros ingredientes. A galinhada com pequi é tradição na mesa do tocantinense mas, também, não é difícil ver quem aprecie comer o fruto cru, com farinha. As combinações são inúmeras, pequi com carne de sol, creme de pequi, no molho da galinha caipira…
Além de alto valor para a gastronomia, o pequi também tem propriedades medicinais, como antioxidantes.